Início » Aplicativos e Software » Windows Terminal é aposta da Microsoft para unificar Prompt de Comando e Powershell

Windows Terminal é aposta da Microsoft para unificar Prompt de Comando e Powershell

Previsto para ser lançado em junho, o Windows Terminal contará com suporte para extensões e temas

Victor Hugo Silva Por

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (6) na Build, sua conferência anual para desenvolvedores, que o Windows 10 ganhará um novo terminal. Batizado simplesmente de Windows Terminal, ele tem previsão de ser liberado em junho.

O lançamento deve marcar uma mudança significativa em relação a Prompt de Comando e Windows Powershell, dois terminais disponíveis atualmente no Windows 10. De acordo com a Microsoft, o terminal contará com diversas mudanças.

Entre elas, está um espaço maior para personalização com o uso de extensões e temas customizados. O Windows Terminal também suportará atalhos e exibirá documentos em abas. Além disso, terá uma renderização de texto mais veloz e fontes compatíveis com emojis.

A ferramenta deverá se tornar um serviço padrão para usuários que hoje acessam ferramentas como Prompt de Comando, Windows Powershell e Subsistema do Windows para Linux (WSL).

O Windows 10 também poderá ganhar em breve alterações em seu visual. O sistema deve passar a adotar janelas e campos com cantos arredondados, ícones com efeito 3D e uma janela de busca no centro da tela, lembrando o Spotlight, do macOS.

Com informações: TechCrunch, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Se tu usa hardware super defasado e/ou não sabe configurar o Linux... não é problema do linux. hahaha

Reginaldo Farias

Travalinux de ku é rola.

Juliano Ferretti

Não pede mais, as coisas melhoraram muito, principalmente de uns dois anos pra cá, deu uma facilitada absurda pra praticamente tudo no Linux.

ochateador

Digamos que, se a pessoa souber usar, vai perceber que o powershell é um cmd melhorado (embora mais lento). Tem vários truques interessantes.
Fiquei bem impressionado com o professor demonstrando diversos truques e fazendo em 2 minutos uma tarefa que no cmd (ou outra forma) qualquer pessoa levaria no mínimo 15 minutos.

ochateador

Não se esqueça que um tempo atrás (não sei se ainda está assim) para instalar o warsaw no ubuntu era necessário informar a senha do root para ele. Aí meu amigo... ferrou.

William Galvão
Lucas Santos

é tendencia...

Juliano Ferretti

Na verdade o IE não é mais necessário a bastante tempo, hoje os sites de bancos utilizam (e quanto utilizam) o warsaw, que é necessário independente de SO, inclusive o Windows.

No caso do Linux, tem que baixar os binarios e instalar/compilar, mas já existem distribuições com o warsaw nos próprios repositórios, o que deixa a instalação tão fácil quanto instalar o Chrome, por exemplo.

A diferença que no Windows vc executa o *.exe e no Linux, ainda é necessário fazer via terminal, o que pra usuários novatos, ainda é uma dor de cabeça.

Henrique Picanço

Nem tinha visto a parte dos emojis! Kkkkkkk Mas eu tenho que ser forçado a concordar. Terminal Linux agora é passado!

meu_pc💻

mas no powershell pode usar comandos unix/posix !

Luizão

isso ai é uma cópia do terminator (terminal que existe para linux, vc divide a tela em vários shells, recurso de broadcast de comandos e mto mais).

Capitão Caverna

E todos os sites brasileiros estão escrevendo isso pq um copia o outro

João

Wine de c* é rola, se preciso fazer transação faço pelo celular

João

Opora é ironia

Andre2110

😠 apaga isto
😃 copiar
😭 undelete
🤩 duplicar
😬 renomear

Alguma coisa útil como compatibilidade com terminais Linux/Unix?

Exibir mais comentários