Windows Terminal já pode substituir Prompt de Comando no Windows 11

Windows Terminal unifica CMD, PowerShell e Windows Subsystem for Linux; ferramenta já pode ser configurada como padrão no Windows 11

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Windows Terminal (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Nesta semana, a Microsoft liberou a versão preview do Windows Terminal 1.2 e, junto a esse anúncio, trouxe uma novidade que, provavelmente, era muito esperada por seus usuários: a partir de agora, a ferramenta pode ser usada como o terminal padrão do Windows 11.

Na prática, isso significa que, quando você executar qualquer aplicação baseada em linha de comando, o Windows Terminal será inicializado automaticamente para rodar essa tarefa, e não mais o CMD (Prompt de Comando).

Mas o que é o Windows Terminal?

O Windows Terminal é uma ferramenta de código aberto que a Microsoft apresentou em 2019. A sua proposta é a de tornar o Windows compatível com vários terminais para linha de comando: o próprio Prompt de Comando, o PowerShell e o Windows Subsystem for Linux (WSL).

Desde o anúncio oficial, a ferramenta vem passando por uma série de aperfeiçoamentos. Ela já suporta, por exemplo, várias abas abertas ao mesmo tempo, aceleração por hardware, personalização de interface, múltiplos idiomas e por aí vai.

Windows Terminal 1.2 (preview)

Atualmente, a versão estável do Windows Terminal é a 1.11. A partir dela é que a ferramenta pode ser usada como padrão no sistema operacional. Para tanto, o usuário deve habilitar essa opção nas configurações do Windows 11 ou nas da própria ferramenta.

Windows Terminal como padrão no Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Windows Terminal como padrão no Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Mas, como você já sabe, o anúncio dessa semana também serviu para a Microsoft apresentar a versão preview (preliminar) do Windows Terminal 1.2. Além de também poder ser usada como padrão no sistema operacional, essa versão traz um conjunto de novas funcionalidades.

Entre elas está a opção de restaurar guias abertas previamente quando o Windows Terminal for reinicializado. Outra é o suporte ao modo de transparência total do Windows 11.

A lista de recursos adicionados pode ser conferida no anúncio oficial.

O Windows Terminal pode ser baixado gratuitamente na Microsoft Store ou na página do projeto no GitHub.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados