Atualizações do Windows vão expirar para melhorar desempenho e segurança
Microsoft explica que pacotes de atualizações do Windows são reavaliados periodicamente para evitar downloads desnecessários
Microsoft explica que pacotes de atualizações do Windows são reavaliados periodicamente para evitar downloads desnecessários
A Microsoft avalia as atualizações do Windows e coloca uma data de vencimento nelas para que não se acumulem. A política foi explicada em um blog técnico da empresa pela gerente de programas Christine Ahonen, em resposta a dúvidas de usuários. Ela conta que a prática serve para impedir que o tamanho cada vez maior afete o processo de update e, por tabela, prejudique o desempenho e a segurança do sistema.
Ahonen explica que os pacotes publicados são avaliados regularmente. Depois de muitos candidatos estarem listados, a empresa põe em prática o vencimento e os remove do Windows Update, do Microsoft Update Catalog e de outros canais de distribuição. A empresa publica duas ou três atualizações por mês, em média, então dá para imaginar o tamanho do acúmulo.
No entanto, nem todo pacote velho vence. Em alguns casos, a avaliação demora mais tempo, ou os pacotes não cumprem os critérios de expiração. Também existe o cenário em que dependências de um update em específico ainda sejam necessárias, fazendo com que ele permaneça disponível.
Outro caso é dos pacotes de segurança para Windows 8.1, Server 2012 SP2, Server 2012, 7 SP 1, Server 2008 R2 e Server 2008 SP2. Eles não são cumulativos e contêm apenas as correções de um mês de trabalho.
A gerente ensina como saber se a versão que você tem do Windows já venceu. Primeiro, você tem que saber qual é a build que está rodando no seu equipamento. No Windows 10, dá para descobrir isso indo em Configurações, Sistema, Sobre. O número da build estará ao lado de Compilação do SO. Depois, vá até o site de suporte da Microsoft e jogue aquele número na busca. Você encontrará a página correspondente à atualização. Se houver um “EXPIRADO” ao lado, quer dizer que o update venceu.
Nesses casos, também há um aviso no topo da página recomendando instalar a atualização mais recente.
Para facilitar a instalação de atualizações do Windows 11, a Microsoft quer distribuir pacotes menores nos intervalos entre as atualizações mensais ou de recursos do sistema operacional. Isso é possível graças a um recurso chamado Update Stack Package. Ele distribuirá arquivos de sistema desenvolvidos de forma independente do resto do SO — e, por isso, é mais limitado que uma atualização completa.
Outra mudança anunciada pela Microsoft foi o redesign dos updates cumulativos de segurança e qualidade do Windows 11, que serão aproximadamente 40% menores devido a um empacotamento mais eficiente. A promessa é de que o download e a instalação sejam mais rápidos.
Com informações: Windows IT Pro Blog 1, 2, Bleeping Computer