Huawei anuncia Android Q para oito celulares, incluindo o P30 Pro

Huawei é 1ª fabricante a confirmar celulares com atualização para Android Q; primeira leva inclui P30 Pro, que será lançado no Brasil

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei P30 Pro tem uma lente periscópio (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Huawei P30 Pro

A Huawei é a primeira fabricante a confirmar quais celulares receberão o Android Q: a primeira leva de atualizações vai contemplar oito smartphones, incluindo o P30 Pro que será lançado no Brasil. O Google pretende liberar a versão final do sistema no terceiro trimestre, mas já é possível testar o beta em uma série de dispositivos — um deles é da própria Huawei.

A lista foi divulgada através do perfil oficial da EMUI na rede social Weibo. Os primeiros celulares da Huawei a receberem o Android Q são:

  • Huawei Mate 20
  • Huawei Mate 20 Pro
  • Huawei Mate 20X
  • Huawei Mate 20 RS
  • Honor View20 (V20)
  • Honor Magic 2
  • Huawei P30
  • Huawei P30 Pro

Inclusive, o Huawei Mate 20 Pro é um dos 23 celulares compatíveis com o programa Android Q Beta, assim como o Asus Zenfone 5Z, Xiaomi Mi 9, OnePlus 6T, LG G8 ThinQ e outros. Claro, toda a linha Pixel também pode instalar essa prévia.

O Android Q traz um tema escuro para todo o sistema; ganha um “Modo foco” no Bem-estar Digital para bloquear apps que distraem o usuário; permite informar a localização apenas quando o app estiver aberto; e oferece novos gestos de navegação, incluindo deslizar a partir das laterais para substituir o botão Voltar.

Google deve liberar Android Q estável no 3º trimestre

A versão estável do Android Q está prevista para o terceiro trimestre; antes disso, o Google vai liberar mais três betas (além do que foi lançado esta semana). Por isso, a atualização da Huawei deve demorar um pouco.

O Huawei P30 Lite, que também será lançado no Brasil, não aparece na lista acima. No entanto, ele tem chance de ser atualizado: afinal, esta será apenas a primeira leva — mais dispositivos serão contemplados.

O P30 Pro e P30 Lite serão vendidos no Brasil a partir de 17 de maio em lojas físicas, no varejo online e através da operadora Vivo. Eles têm preços sugeridos de R$ 5.499 e R$ 2.499, respectivamente. A Huawei planeja fabricar celulares no Brasil a partir do segundo semestre, em vez de importá-los da China.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados