Huawei P30 Pro ultrapassa Galaxy S10+ e Xiaomi Mi 9 em teste de câmera do DxOMark
Huawei P30 Pro está em primeiro lugar no ranking do DxOMark; celular também conseguiu boa nota nos testes de câmera frontal
Huawei P30 Pro está em primeiro lugar no ranking do DxOMark; celular também conseguiu boa nota nos testes de câmera frontal
A Huawei é conhecida por suas ótimas câmeras traseiras de celular, e não é para menos: o novo P30 Pro está em primeiro lugar no ranking do DxOMark. O aparelho superou a pontuação do Samsung Galaxy S10+, Xiaomi Mi 9 e Apple iPhone XS Max. Ele também conseguiu uma boa nota nos testes de câmera frontal.
A câmera traseira do Huawei P30 Pro reúne uma série de tecnologias para oferecer uma imagem melhor. O sensor principal de 40 megapixels usa um arranjo RYYB em vez de RGGB, substituindo pixels verdes por amarelos para aumentar a sensibilidade à luz.
O sensor secundário de 8 MP fica em posição perpendicular: a luz entra através de um “periscópio”, direcionada por um prisma, permitindo um zoom híbrido de 10x. Há ainda o sensor de 20 megapixels com lente ultrawide, e o sensor de profundidade ToF (time of flight).
Com isso, o Huawei P30 Pro atingiu a nota 112 nos testes de foto e vídeo do DxOMark. O Galaxy S10+ divide o segundo lugar com o Huawei Mate 20 Pro e Huawei P20 Pro; eles tiveram pontuação de 109. O Xiaomi Mi 9 vem logo atrás, com 107 pontos; enquanto o iPhone XS Max conseguiu 105 pontos.
O DxOMark explica que o P30 Pro teve um bom desempenho em quase todas as categorias de teste. A câmera oferece um equilíbrio muito bom entre detalhes e ruído, renderizando detalhes pequenos e texturas finas “melhor do que a maioria dos concorrentes em todos os níveis de iluminação”, ao mesmo tempo em que mantém os níveis de ruído baixos.
Além disso, o autofoco “funciona perfeitamente em todas as situações”; a exposição é boa mesmo em níveis de luz extremamente baixos; e o alcance dinâmico não é tão grande quanto no Mate 20, mas ainda é muito bom.
As críticas do DxOMark ficam para a renderização de cores e os artefatos. A saturação nas fotos é um pouco baixa em todos os níveis de iluminação; há também mudanças de matiz “bastante intrusivas” em alguns casos, e falhas de imagem ao redor de fontes de luz.
Em gravação de vídeo, o P30 Pro está entre um dos melhores dispositivos que o DxOMark já testou, apesar de não ser o melhor (essa honra vai para o Xiaomi Mi 9). A estabilização de imagem é muito boa; há um bom meio-termo entre renderização de texturas e redução de ruído; e o autofoco funciona de forma confiável.
No entanto, a perda de detalhes e o aumento dos níveis de ruído ficam mais notáveis em pouca luz. Além disso, a reprodução de cores nem sempre é fiel, e o equilíbrio de branco sofre algumas instabilidades durante a gravação.
O DxOMark também avalia a câmera frontal de alguns celulares. O Huawei P30 Pro ficou em quarto lugar no ranking com 89 pontos, atrás do Galaxy S10+ (96 pontos), Google Pixel 3 (92) e Galaxy Note 9 (92). O Xiaomi Mi 9 não foi testado.
A câmera frontal de 32 megapixels do P30 Pro tem boa exposição, reprodução precisa de cores e gama dinâmica ampla. Ela também consegue simular o efeito bokeh com precisão aceitável, borrando o plano de fundo.
No entanto, apesar de sua resolução alta, a câmera não captura tantos detalhes quanto os concorrentes, especialmente em condições de pouca luz. E como ela tem foco fixo, em vez de automático, rostos acabam ficando borrados se estiverem muito longe (a 120 cm de distância).
Este é o ranking completo do DxOMark Selfie para câmeras frontais:
Leia | PDAF, laser e mais: como funciona o foco automático na câmera do celular?