Samsung Galaxy S10+ supera Xiaomi Mi 9 em teste de câmera do DxOMark
Samsung Galaxy S10+ está no topo do ranking, à frente do Apple iPhone XS Max; câmera dupla para selfies é a melhor já testada
Samsung Galaxy S10+ está no topo do ranking, à frente do Apple iPhone XS Max; câmera dupla para selfies é a melhor já testada
O Samsung Galaxy S10+ mal foi lançado e já passou pelos testes do DxOMark, que avalia câmeras de smartphones. Ele está no topo do ranking, empatado com o Huawei Mate 20 Pro e P20 Pro, e à frente do Xiaomi Mi 9 e Apple iPhone XS Max. Enquanto isso, sua câmera dupla para selfies está em primeiro lugar, à frente do Google Pixel 3.
O DxOMark destaca o alcance dinâmico na câmera traseira do Galaxy S10+, capaz de capturar muitos detalhes em áreas de sombra e de brilho nas fotos. A renderização de cores é “agradável”, a exposição é “geralmente perfeita”, a simulação de bokeh (borrar plano de fundo) é “uma das melhores que já vimos”, enquanto o autofoco funciona bem e de forma consistente.
Entre as críticas, o DxOMark menciona que a Samsung aplica uma redução de ruído bastante forte: isso resulta em perda de detalhes mais finos, especialmente em condições com pouca luz. Além disso, o S10+ não supera o zoom óptico 3x nos celulares top de linha da Huawei, apesar de capturar boas imagens com sua lente telefoto 2x.
No quesito vídeo, o S10+ apresenta as mesmas características das fotos. Ou seja, a renderização de cores é boa, o autofoco é rápido e preciso, e a estabilização funciona bem; no entanto, a redução de ruído acaba eliminando detalhes mais finos. Este celular grava vídeos por padrão em Full-HD a 30 quadros por segundo.
Para recapitular: o Galaxy S10+ possui três câmeras na traseira. O sensor principal de 12 megapixels tem lente grande-angular com abertura variável f/1,5 ou f/2,4, além de estabilização óptica de imagem. O sensor de 16 megapixels tem lente f/2,2 Ultra Wide (123 graus), enquanto o sensor de 12 MP traz uma lente telefoto para zoom 2x.
A câmera traseira do Galaxy S10+ obteve nota geral de 109, mesma do Huawei Mate 20 Pro e P20 Pro. O Xiaomi Mi 9 vem logo atrás com 107 pontos; enquanto o iPhone XS Max obteve 105 pontos.
A nota é composta pela avaliação de foto e vídeo. Em fotos, o Galaxy S10+ obteve 117 pontos, assim como o Huawei Mate 20 Pro e P20 Pro. O Xiaomi Mi 9 vem logo a seguir com 112 pontos.
No entanto, no quesito vídeo, o S10+ não se encontra em primeiro lugar. Aqui, o Xiaomi Mi 9 está no topo do ranking, com 99 pontos; seguido pelo Huawei P20 Pro (98) e pelo Huawei Mate 20 Pro (97) e Galaxy S10+ (97).
Para testar a câmera de smartphones, o DxOMark captura 1.500 fotos de teste e 2 horas de vídeo em cenas internas e externas, além de ambientes controlados de laboratório. Os engenheiros usam sempre as configurações padrão da fabricante — é uma das limitações das análises.
A câmera frontal dupla do Galaxy S10+ é a melhor que o DxOMark já testou, ficando bem à frente do Huawei Mate 20 Pro, P20 Pro e iPhone XS Max. (O Xiaomi Mi 9 não foi testado nesse quesito.)
O DxOMark elogia a reprodução de cores, exposição, alcance dinâmico, níveis de ruído e autofoco, especialmente em condições de boa iluminação. Mas em pouca luz, a câmera frontal peca um pouco, oferecendo cores mais desbotadas e perda de detalhes finos nos rostos.
Esta é também a melhor câmera frontal para vídeos, oferecendo bons resultados em cor, autofoco, textura, exposição e estabilização. A maior crítica fica para o alcance dinâmico, porque não há processamento em HDR aqui (só para vídeos na câmera traseira).
Este é o ranking completo do DxOMark Selfie para câmeras frontais:
Leia | O que é DxOMark ranking?