Xiaomi Mi 9 é lançado com câmera melhor que iPhone XS Max e Galaxy Note 9
Xiaomi também anuncia Xiaomi Mi 9 SE, mais acessível, e Mi 9 Transparent Edition com 12 GB de RAM
Xiaomi também anuncia Xiaomi Mi 9 SE, mais acessível, e Mi 9 Transparent Edition com 12 GB de RAM
O Xiaomi Mi 9 foi anunciado oficialmente: a empresa já havia revelado suas principais especificações, como recarga rápida de 27 W, Snapdragon 855 e leitor de digitais sob a tela. Sua câmera tripla de 48 megapixels passou pelo teste do DxOMark e conseguiu pontuação melhor que o iPhone XS Max e o Galaxy Note 9. Há também as variantes Xiaomi Mi 9 SE, mais acessível, e Mi 9 Transparent Edition com 12 GB de RAM.
Vamos começar pelo Xiaomi Mi 9. Ele possui tela AMOLED de 6,39 polegadas com resolução Full-HD+, notch em forma de gota e aproveitamento de 90,7% da parte frontal. O brilho chega a 600 nits.
O leitor óptico de digitais fica sob o display, prometendo ser 25% mais rápido que a geração anterior e capturar a impressão digital em uma área maior na tela.
Por dentro, encontramos o processador Snapdragon 855, 6 GB ou 8 GB de RAM, e 128 GB de armazenamento. Há um modo Game Turbo para melhorar o desempenho dos jogos “alocando recursos de forma inteligente para cenas complexas”.
A bateria de 3.300 mAh tem suporte a carregamento rápido de 27 W. Ele também é compatível com carregamento rápido sem fio de até 20 W. Há conectividade NFC e blaster infravermelho.
O Xiaomi Mi 9 se destaca pela câmera tripla. O sensor principal é um Sony IMX586 de 48 megapixels com uma estrutura chamada Quad Bayer: se a iluminação estiver ruim, ele combina pixels adjacentes para gerar uma imagem de 12 MP. A lente de 6 elementos tem abertura f/1,75.
Os outros sensores têm 12 megapixels com lente telefoto f/2,2, e 16 megapixels com lente grande-angular de 117 graus. O autofoco é feito por detecção de fase e por detecção de contraste (PDAF e CDAF). A câmera é protegida por cristal de safira para evitar riscos.
Nos testes do DxOMark, o Xiaomi Mi 9 recebeu 107 pontos. Ele está em terceiro lugar no ranking geral, atrás apenas do Huawei Mate 20 Pro e P20 Pro (ambos com câmera tripla de 40 MP). Ele fica à frente de outros flagships como o iPhone XS Max, Galaxy Note 9 e Google Pixel 3.
O DxOMark elogia a exposição precisa e consistente nas fotos, cores agradáveis com bom equilíbrio de branco, níveis bastante aceitáveis de ruído, e sistema rápido de autofoco. As críticas ficam para o alcance dinâmico menor em relação à concorrência, e para as texturas mais suavizadas (que não mantêm detalhes finos).
Enquanto isso, o Mi 9 recebeu a maior nota de todos os smartphones em vídeo. Ele grava em 4K por padrão, o nível de ruído é baixo e o sistema de estabilização funciona muito bem.
A câmera frontal do Mi 9 possui sensor de 20 megapixels, mas não foi testada pelo DxOMark. O aparelho roda MUIU 10 baseada no Android 9 Pie.
O Mi 9 Transparent Edition (Explorer Edition) também foi anunciado no evento. Ele tem uma diferença notável nas especificações: 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. O processador continua sendo o Snapdragon 855.
Há também uma diferença na câmera: o sensor principal aqui é o mesmo, um Sony IMX586 de 48 megapixels, mas a lente tem 7 elementos e abertura f/1,47 maior.
E, claro, temos a traseira transparente. Ela é feita de vidro, mas não mostra os componentes internos do aparelho: em vez disso, você encontra uma fina chapa de alumínio que simula os chips e a bobina de carregamento wireless.
Se você quer economizar um pouco, há a variante Xiaomi Mi 9 SE. Ela possui tela menor de 5,97 polegadas, bateria de 3.070 mAh, carregamento rápido de 18 W, e câmeras traseiras triplas de 48MP + 8MP + 13MP.
Este celular vem com o processador Snapdragon 712, 6 GB de RAM e opções de armazenamento de 64 GB e 128 GB.
Estes são os preços do Xiaomi Mi 9, Mi 9 Transparent Edition e Mi 9 SE:
Todos os aparelhos estarão disponíveis na pré-venda ainda hoje, e chegarão às lojas virtuais no dia 26 de fevereiro; isso inclui o site oficial da Xiaomi e revendedores como Tmall, JD.com e Suning.