Início » Negócios » Itaú lança Iti, app de pagamentos mesmo para quem não tem conta bancária

Itaú lança Iti, app de pagamentos mesmo para quem não tem conta bancária

Iti é uma nova plataforma do Itaú que permite enviar e receber dinheiro sem maquininha ou cartão físico

Paulo Higa Por

O Itaú apresentou nesta segunda-feira (13) o Iti, um novo aplicativo de pagamentos móveis para Android e iOS. Por meio de QR Codes, ele permite receber e enviar dinheiro para qualquer pessoa ou estabelecimento comercial sem necessidade de ter conta bancária ou cartão de crédito.

Itaú Iti

Com o Iti, é possível fazer transferências para qualquer pessoa da sua lista de contatos ou utilizando um código QR, de forma semelhante a aplicativos como o PicPay. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito de qualquer banco, ou então com o saldo da conta Iti — que pode ser recarregada por meio de boleto ou transferência bancária.

Para pessoas físicas, não há taxa para enviar ou receber dinheiro, seja utilizando o saldo da conta Iti ou um cartão de crédito. No caso das empresas (que precisam ser MEI, EI ou EIRELI), existe uma taxa de transação de 1% sobre o que for recebido, menos que os valores normalmente cobrados por maquininhas de cartão. O Itaú repassa os pagamentos em um dia útil, mesmo em compras no crédito.

Itaú Iti - App

O banco diz que "por ser uma plataforma 100% digital, sem necessidade de tangíveis e desvinculada do atendimento em agências, o Iti permite uma redução significativa das taxas cobradas pelas transações dos lojistas e promete um novo patamar de preços no concorrido mercado de recebimentos e contas digitais".

Embora seja apresentado como um aplicativo de pagamentos baseado em uma conta digital, o Iti poderá ser expandido no futuro. O Itaú promete que em breve, ele "contará com produtos e soluções de crédito, investimentos, seguros, cartão de crédito e muito mais". Além disso, haverá "parcerias para oferecer benefícios aos clientes em todo o Brasil".

Itaú Iti

O aplicativo não é vinculado a uma conta do Itaú e permite que mais pessoas utilizem o serviço. "Qualquer pessoa pode se cadastrar no app, seja física ou jurídica, não importa se você tem conta em banco ou não. Você só precisa ser maior de idade e morar no Brasil. Para ativar seu cadastro, fazemos uma análise simples do seu perfil a partir do CPF ou CNPJ e, se estiver tudo certo, o cadastro já é aprovado na hora", diz o Itaú.

O Iti está em fase de testes e será liberado para todos os usuários de Android e iOS a partir do terceiro trimestre. Os interessados podem se cadastrar no site do aplicativo.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Mocci
Um CNPJ MEI, um cartão que pontue 2,3 pontos por dólar, uma promoção de transferência com bônus... só digo isso.
Thiago Mocci
Lembram da época que cada celular tinha um cabo proprietário pra carregar? Então... é o que tá acontecendo com o QR Code pra pagamentos no Brasil. Precisa acontecer um "movimento USB" nesse mercado.
Le000
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se tratando de banco, vai ser atualizado pra isso aí mesmo o iti malia
Hemerson Silva
Kkkk realmente, teve uma vez que precisei ir ao caixa para resolver um problema com o cartão, e a maioria na fila era para pagar uma CONTA, ou então fazer uma transferência...
Andre Costa
Passando pra dizer que foi a primeira coisa que pensei quando li o nome. Não pode não ser intencional essa escolha. https://media3.giphy.com/me...
kadu
Com o Itaú por trás, não acho nada difícil. O Itaú consegue sangrar até consolidar uma base de usuários.
Beto Rainho
exatamente! só pecam na divulgação, pq o app é excelente e a galera num conhece
Beto Rainho
propriedade intelectual não existe. tá certo.
Jefferson Bessa
O app do PicPay já faz tudo isso há anos e funciona muito bem..
Felipe Rodrigues
Hmm faz sentido... Entendi errado então.
Eduardo Alvim
Depois do Digitau, agora o Iti. Precisamos conhecer essa mente brilhante que batiza as coisas no Itaú.
Baio-kun
r/iamverysmart
Vitor Mikaelson
Na China, a maioria das compras é por QR Code, usando o WeChat
Felipe Liʍa
é do ITAU!
Felipe Liʍa
em breve nos semaforos mais proximos das cidades brasileiras
esmori
É uma comparação que deve ser feita com cuidado. Apple tem imagem "cool" e tinha um produto único. O Itaú é um dinossauro metido a moderno, com seus digitau (sic) e cópia de lançamento beta restrito de startups. E pagamento por QR Code não é novidade.
raphaela1
Cobrando apenas 1% de taxa por venda e sem nenhuma anuidade/taxa ao cliente acho difícil implantar o sistema de cashback
Anakin
Nunca gostei do Pic Pay, provavelmente também não vou curtir esse.
Cassio
UIHASDIHADIhua muito bom!
Miguel Dornaes - Virtuamigtec
Ouvi um certo CEO da Microsoft dizendo a mesma coisa quando o iPhone foi mostrado ao público pela primeira vez
Everson
MALIA
Tiago Santana
Mais uma boa ideia, que vai demorar para pegar ou nem vai... O brasileiro é muito atrasado no quesito pagamento, e vc sabe disso! Quantas vezes a fila do caixa enrola horas porque tem um cidadão ou vários que ainda pagam no dinheiro? Tenso! Está se modernizando, mas vai levar tempo ainda!!!
Franco Luiz
Por aqui tbm tem varios com NFC mas mercados grandes farmacias grandes, se eu tiver que ir no hortfrut por exemplo ja nao tem , nesse caso uso o mst . mas eu acho muito dificil esses lugares botarem essa opçao do itau
Franco Luiz
Mas o problema nem é tanto o hardware e software e sim o lugar , maquinas com NFC tu acha em loja grande agora nas pequenas a maioria sao aquelas antigas que nao tem suporte.Embora pra mim que uso samsung e de boa pq uso o mst
Tec News
Ano que vem banco central vai padronizar o pagamento instantâneo ou seja será possível mandar dinheiro do Iti pro mercado pago por exemplo.
Tec News
Ano que vem banco central vai padronizar o pagamento instantâneo ou seja será possível mandar dinheiro do Iti pro picpay por exemplo.
johndoe1981
Mas ele não estava respondendo nada, só postou a definição da expressão pra dar o contexto na resposta dele.
johndoe1981
Ladrão, devolve a piada que eu ia fazer :(
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Pago por NFC em 99% dos lugares que vou, só nas minizinhas e SumUP que não tem (SumUP tem mas não ativaram).Fora isso quando tenho que usar o cartão até sofro pra lembrar a senha.
johndoe1981
Parece uma boa opção, vejamos se não tem pegadinha nas letras miúdas.
Lucas
A diferença e que o NFC tem um hardware que nem todos celulares tem, porem a câmera a maior parte dos dispositivos já existem. Acredito que a maior barreira será com os vendedores disponibilizando essa opção.
 david
heheheheheheh
 david
itaú é grande e tem muito $$$ para torrar, acho que se eles quiserem conseguem ficar bem popular.
Felipe Rodrigues
Mas eu não perguntei de onde vem a expressão...
kadu
Se o Itaú fizer promoções interessantes de cashback, como faz o PicPay, vale a pena instalar. Caso contrário, é só mais um na multidão.
esmori
O WhatsApp está instalado em 99,9% dos smartphones no Brasil. Já o iti, 0%. Será custoso popularizar isso a ponto de substituir papel dinheiro e cartão de crédito, como é na China.
Alberto
Na China funciona porque todo mundo usa WeChatTodo mundo literalmente.. a coisa mais normal é ver moradores de rua carregando plaquinhas com seus QR Codes.https://uploads.disquscdn.c...
Diogo
Equipe de marketing escolhendo o nome do aplicativo:"Vamos colocar o nome Iti, é fácil de lembrar, remete a Itaú e vamos encher o saco com propagandas usando o slogan 'Iti Malia'"....
@cheesepaulo
Vixe maria é tradicional na região norte como reação de espanto, como as crianças pronunciam iti-malia e é fofo de ouvir iti-malia acabou por virar reação pra fofo.Mas vixe maria segue como reação pra espanto.Vixe maria, que porra é essa?Iti malia, que coisa fofa.
Wagner Silva
O Itaú podia facilitar o aluguel de Bicicletas do Bike Rio com uma modalidade de pré-pago pois o aplicativo quando se tenta fazer o recadastramento é muito ruim e desisti por conta.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Cheguei tarde... :(
Fabio
????????????
Pierre Diniz
O Itaú é um player muito maior que o Banco Original (do picpay) e afins.Somando isso a ofensiva que ele tá fazendo com a questão das maquininhas, não duvido nada eles varrerem a concorrência também nesse setor.
Ricardo - Vaz Lobo
Escolinha Zuckerberg de clonar o app alheio.
Gabriel Lacorte
O site de cadastro tá quebrado na matéria.
Andre Kittler
Iti Malia é uma expressão usada quando se quer dizer que algo é muito fofo. Essa expressão é uma variação do Vixe Maria, só que falada como se imitasse a pronúncia de uma criança. É muito usada para se referir de forma carinhosa à animais, crianças ou à alguém que você gosta, como o seu crush.Nem sabia que existia. Vejamos... idiota? OK. Desnecessário? OK. Coisa desses jovens bestas? OK. No meu tempo (reticencias)? OK.Droga. Estou ficando velho mesmo.
Felipe Rodrigues
Impossível não completar mentalmente hahahahaha
Bruno Martins Santana
Malia
esmori
Na China funciona porque todo mundo usa WeChat (WePay). No Brasil, fragmentado com vários serviços, acho difícil vingar.Facebook comeu bola.
Franco Luiz
JA ta dificil implacar o nfc imagina isso ai
Benício Pereira
iti malia