O Android Q foi lançado pelo Google há poucos dias com novidades como gestos de navegação, modo foco e tema escuro. O sistema também conta com um modo desktop, que foi pouco divulgado pela companhia, mas já está sendo apresentado a desenvolvedores.
- Android Q já pode ser baixado em celulares da Asus, Huawei, LG, Xiaomi e outros
- Google precisa de ajuda com nomes de doce para o Android Q
Como o nome indica, a solução permite abrir aplicativos do Android Q no desktop. Ela é parecida com a proposta do Samsung DeX, um dock que transporta a tela do celular para o computador e foi lançado em 2017, junto com Galaxy S8 e S8+.
O modo desktop foi um dos temas da palestra “Crie aplicativos para dispositivos dobráveis, com vários monitores e de tela grande”, realizada na terça-feira (7) durante o Google I/O. No evento, engenheiros da companhia deram mais informações sobre o recurso.
Ele é capaz de rodar aplicativos de forma simultânea no celular e no desktop. Os desenvolvedores também podem indicar se os seus apps devem abrir inicialmente no smartphone ou no computador quando o recurso está habilitado.
O Android Q permite, ainda, usar uma das telas para exibir o teclado. A área só aparece em um dos dispositivos por vez, mas provavelmente deixa o usuário escolher onde ela será exibida. A aparência do sistema também foi tema de mais detalhes.
Os papeis de parede, por exemplo, podem ser diferentes nas duas telas. Enquanto isso, os launchers de terceiros também podem ser compatíveis com telas maiores. Para isso, os desenvolvedores precisarão adaptar suas ferramentas para desktop, assim como terão de fazer os proprietários dos demais apps.
Com informações: XDA Developers.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Sim, segue instruções na versão da Emui anterior acho que 8.0 era somente conectando no cabo, hoje na 9.0 e 9.1 funciona Wireless também. https://consumer.huawei.com...
Mas isso é nativo da EMUI? Como ele pode ser ativado?
Tem sim, mate 10 Pro, P20 Pro Etc.
DeX não precisa mais de dock
O ChromeOS já suporta a instalação de apps pra Linux há um tempo... Em testes, claro.
Com o Android Q isso já seria nativo do sistema 😉
Claro, e pagar por uma dock que vale quase um chromebook, fora o smartphone. Sei...
Apple permitir periféricos de 3o assim facilmente sem obrigar vender nada dele? Duvido! Vai jogar na cara do consumir um dock obrigatório pra usar o recurso q pode ser comprado por uma bagatela.
Calma Appleboy, ninguém falou do meu Pocophone F1 que da um pau em quase todos os smartphones do ano passado.
Os celulares da Huawei tem desktop mode?
Pouco vale se você pagaria por ou não, a questão é o usuário que tem lá o seu S10 poder instalar um desktop no celular e fazer um documento de texto no Ubuntu ou editar algum trabalho no Windows.
Pagar uma fortuna pra substituir um notebook com bem mais memória RAM processador melhor e mais espaço em disco, nossa que "legal" #SóQnão
Teclado e Mouse Bluetooth, e o monitor vai apresentar as informações via AirPlay (hoje já tem TVs e monitores compatíveis).
Só precisa disso... Não precisa mais nada.
iPad Pro, o Mi 9 e o S10 foram apenas exemplos, mas para alguém que trabalha com arte (iPad) e trabalhos no escritório (Mi 9, S10) podem ser bem mais práticos que um notebook. Além do mais, ninguém aqui está discutindo a eficácia e sim, eu estou defendendo que o usuário tenha liberdade para instalar caso ele queira o Linux ou Windows, pouco me importa se você utilizaria ou não, mas o usuário tem que ter essa opção.
Nossa jovem, quanto ódio nesse coraçãozinho. É só um SmartPhone... Se tu ama tanto teu PorcoPhone baratinho, tudo bem... Não precisamos brigar por isso.
Aham tem sim, basta pagar um rim por um celular que equivale a um Rizen 3 ou Core i5 de notebook da geração passada.
Concordo mas, não podemos perder a piada né.... :-)
Olha os níveis de poder de fogo do Mi 9; S10; todos esses celulares tem plena capacidade de substituírem os notebooks, por exemplo, o iPad Pro tem o chip A12X que é mais rápido que boa parte dos notebooks do mercado.
Eu chamaria de Queijadinha!
Não tem nome ainda. Eles sò revelam pouco antes do lançamento
Claro, substituir notebooks da xuxa.
P.S: Meu Moto Z Play 1 tem o poder de processamento (de transações em criptomoedas) equivalente ao meu antigo notebook core i3 4000.
Hoje qualquer Celerdon coloca meu Moto Z Play 1 no chinelo.
Huawei mate 10 Pro faz isso muito bem, tanto por cabo ou wireless.
Nome do Android Q virou Android Q mesmo? Q.....
Os celulares atualmente já tem o seu poder de fogo maior que muitos notebooks no mercado, com um sistema otimizado e a maior liberdade do usuário para instalar Ubuntu, Windows os celulares com certeza irão substituir os notebooks (da maneira que são atualmente) logo, logo.
Parabéns, vc acaba de descobrir da onde vem o valor de trilhões da marca Apple.
"Quem faz direito" = Quem consegue uma manada de gado disposto a pagar o triplo do preço e sair bostejando que é inovador só por ser Épou.
E pra que vc vai usar apps pesados do desktop num celular?
Não precisa de estudo pra isso. Pra que você vai usar o modo desktop com Candy Crush do Android?
Só queria ter um release date pra isso, fico na dúvida se gasto com um S9 agora ou espero isso e compro um Pixel 3a.
Acho difícil ela fazer isto, pelo menos no curto prazo. Ela tem trabalhado para integrar cada vez mais iOS com MacOS, pode ser que no futuro a gente tenha um MacOS dentro de um iPhone, mas vai demorar...
E quando fizer, anota aí a revolução: vai ser obrigatório o uso de periféricos exclusivos e caros.
O mérito não é tanto de quem faz primeiro... Mas sim de quem faz direito.
Works like magic!
"This is the best desktop we have ever made!"
Quando chegar no iPhone: "Apple inventa modo desktop, óhhhhhh!"
Mais fácil usando Dex com linux
"90% dos usuarios que querem usar como desktop eles querem algo
completo "
Qual estudo aponta isso?
Deus é pai, que fiquei sim bem longe da MS.
ChromeOS é limitado eu tenho notebook rodando chromeOS e nem tem comparaçao com o windows , 90% dos usuarios que querem usar como desktop eles querem algo completo onde pode se usar o office photoshop entre outros programas completos que o ChromeOS nao tem fora que o chromeOS ainda e tao limitado que tiveram que abrir para aceitar apps Android, o que n vale a pena para um celular .
Pensa se vc for por no desktop pra usar app de android qual a vantagem nisso ? nenhuma .
Agora se a google pelo menos botar um ubuntu da vida ai ja melhora tbm , embora eu ache que com windows atraira mais publico
Credo, espero que fique bem longe da MS.
O modo desktop tem que ser o chromeOS (ou futuramenteo o Fuschia).
Tenho um chromebook e é notável a evolução do chromeos nos últimos 2 anos, ao contrário do windows.
Quando isso chegar no iPhone vai ser animal.
Na maioria das vezes, uso o desktop para conectar em uma sessão ssh/rdp, pelo fato de ter uma tela maior e usar um teclado fisico...
Vai que sim!
Ainda nao
Sera que agora aposento de vez meu notebook?
Faz o basico google , faz parceria com a microsoft e coloca o windows 10 no modo desktop, Pronto cabou .
Nem se por o chromeOS vai ajudar pq o chromeOS é limitadaço e hoje em dia temos aparelhos com hardware mais do que suficiente pra rodar o windows e seus programas . Claro jogos nao