Como configurar o teclado de um notebook Windows [ABNT e ABNT2]
Saiba como configurar o teclado de um notebook Windows, seja padrão ABNT ou ABNT2, para habilitar o uso de todas as teclas
TB Responde
Configurar o teclado de um notebook Windows é uma tarefa que pode ser necessária, dependendo do seu layout. Embora o ABNT2 seja o atual padrão nacional, não é difícil encontrar notebooks que ainda usam o padrão ABNT, mais antigo.
Todos os teclados vendidos no Brasil seguem o design de teclas QWERTY, que é um padrão global (o nome faz referência às seis primeira letras da primeira fila, da esquerda para a direita). Alguns países de língua francesa utilizam o design AZERTY (há o modelo francês e o belga), enquanto os de língua alemã têm o padrão QWERTZ.
No Brasil, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determinam a inclusão da uma tecla dedicada ao cedilha (“ç”) e símbolos de acentuação, como til, circunflexo, acentos greve e agudo, entre outros. O famoso padrão “Português- BR”.
A diferença do ABNT para o ABNT2, que hoje é o padrão de teclados vigente no Brasil é a presença da tecla Alt Gr, posicionada à direita da barra de espaço, que quando mantida pressionada habilita a digitação de caracteres extras, ilustrados abaixo em azul.
Ela permite, por exemplo, a digitação de números potenciais até 3 (¹, ² e ³) e caracteres ordinários (ª e º), entre outros símbolos. Você pode encontrar notebooks com teclados ABNT no mercado, mas os modelos mais novos já vêm com teclados ABNT2.
Você pode adicionar mais de um layout de teclado no Windows 10 e alternar entre eles, e o procedimento é o mesmo para teclados de computadores notebook ou desktop.
Veja como proceder.
E pronto.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis