Início » Computador » Como configurar o teclado de um notebook Windows [ABNT e ABNT2]

Como configurar o teclado de um notebook Windows [ABNT e ABNT2]

Saiba como configurar o teclado de um notebook Windows, seja padrão ABNT ou ABNT2, para habilitar o uso de todas as teclas

Por
18 semanas atrás

Configurar o teclado de um notebook Windows é uma tarefa que pode ser necessária, dependendo do seu layout. Embora o ABNT2 seja o atual padrão nacional, não é difícil encontrar notebooks que ainda usam o padrão ABNT, mais antigo.

pexels-button-close-up-connection-257928

Qual a diferença entre ABNT e ABNT2?

Todos os teclados vendidos no Brasil seguem o design de teclas QWERTY, que é um padrão global (o nome faz referência às seis primeira letras da primeira fila, da esquerda para a direita). Alguns países de língua francesa utilizam o design AZERTY (há o modelo francês e o belga), enquanto os de língua alemã têm o padrão QWERTZ.

No Brasil, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determinam a inclusão da uma tecla dedicada ao cedilha (“ç”) e símbolos de acentuação, como til, circunflexo, acentos greve e agudo, entre outros. O famoso padrão “Português- BR”.

A diferença do ABNT para o ABNT2, que hoje é o padrão de teclados vigente no Brasil é a presença da tecla Alt Gr, posicionada à direita da barra de espaço, que quando mantida pressionada habilita a digitação de caracteres extras, ilustrados abaixo em azul.

Layout de teclado ABNT2 / como configurar teclado notebook

Ela permite, por exemplo, a digitação de números potenciais até 3 (¹, ² e ³) e caracteres ordinários (ª e º), entre outros símbolos. Você pode encontrar notebooks com teclados ABNT no mercado, mas os modelos mais novos já vêm com teclados ABNT2.

Como configurar o teclado de um notebook Windows

Você pode adicionar mais de um layout de teclado no Windows 10 e alternar entre eles, e o procedimento é o mesmo para teclados de computadores notebook ou desktop.

Veja como proceder.

Windows 10 / configurações de idioma / como configurar teclado notebook

  1. Clique em “Iniciar” e em “Configurações” (o símbolo de engrenagem);
  2. Depois, em “Hora e Idioma”;
  3. Clique em “Idioma” à esquerda e depois no idioma escolhido à direita, geralmente Português;
  4. Clique em “Opções”;
  5. Em “Teclados”, clique em “Adicionar um teclado”;
  6. Clique no design de teclado que deseja adicionar;

Windows 10 / opção de teclado / como configurar teclado notebook

  1. Quando dois ou mais layouts de teclado estiverem instalados no Windows 10, o sistema exibirá a opção de idiomas na Barra de Tarefas. Clique nela;
  2. Clique no layout de teclado que deseja usar.

E pronto.