Início » Negócios » Apple pede que Trump não aumente tarifas para seus produtos da China

Apple pede que Trump não aumente tarifas para seus produtos da China

Aumento poderia reduzir competitividade global da Apple e contribuições à economia americana

Paulo Higa Por

A Apple decidiu se envolver mais na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. O governo Trump planeja aumentar as tarifas de importação em 25% para um novo grupo de bens da China, o que afetaria os iPhones, iPads, Macs e outros produtos da empresa de Tim Cook. Para a Apple, a ação do governo poderia reduzir as contribuições à economia e diminuir a competitividade da companhia.

Tim Cook na WWDC 2019 (Foto: Paulo Higa)

Tim Cook não deve estar feliz

Uma carta enviada na segunda-feira (17) pela Apple para o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, pede que o governo Trump não avance com a decisão de elevar as tarifas de importação. No documento, a empresa lista os produtos que seriam afetados com o aumento dos impostos:

  • iPhone
  • MacBook, iPad, iPod Touch
  • Apple Watch, AirPods, HomePod, Beats Wireless, AirPort, Time Capsule
  • iMac
  • Componentes de reparo de iPhone
  • Apple TV
  • Monitores para computador, módulos de monitores
  • Teclados
  • Fones de ouvido com fio
  • Alto-falantes com fio
  • Baterias, capas com baterias

Ou seja, a maioria do faturamento da Apple seria impactada com a decisão. No primeiro trimestre de 2019, a empresa atingiu receita recorde com serviços, uma área correspondente à App Store, Apple Music, Apple Pay e iCloud, mas é muito dependente de produtos físicos: mais de 53% do dinheiro vem de iPhones, enquanto 18% são de Macs e iPads.

apple-devices/ pexels

Diz a Apple (tradução nossa):

A Apple é uma orgulhosa empresa americana e uma das maiores criadoras de empregos dos Estados Unidos. Somos responsáveis por mais de 2 milhões de empregos em todos os 50 estados, incluindo os funcionários diretos da Apple, funcionários dos nossos parceiros de manufatura e varejo, e americanos que ganham a vida na vibrante e crescente economia dos aplicativos.

Em 2018, após a aprovação da reforma tributária nos Estados Unidos, anunciamos nossa intenção de fazer uma contribuição total direta para a economia americana de mais de US$ 350 bilhões em cinco anos e temos o prazer de informar que estamos no caminho para atingir essa contribuição. Estamos abrindo vários novos locais de trabalho e adicionando novos empregos à nossa base de funcionários nos Estados Unidos.

A Apple também é a maior contribuinte empresarial americana para o Tesouro dos Estados Unidos e paga bilhões a cada ano em impostos sobre propriedade, vendas e funcionários.

Segundo a Apple, um aumento nas tarifas poderia reduzir a arrecadação de impostos e não resolveria o problema. “As tarifas dos Estados Unidos também pesariam sobre a competitividade global da Apple. Os produtores chineses com os quais competimos no mercado global não têm presença significativa no mercado norte-americano e, portanto, não seriam afetados (…) Uma tarifa dos Estados Unidos, portanto, inclinaria o campo de jogo a favor dos nossos concorrentes globais”, diz a Apple.

Apple pode mudar produção da China para Índia e Vietnã

China (Foto: Pexels)

Uma sobretaxa nos produtos importados da China não garantiria a criação de empregos nos Estados Unidos. Prova disso é uma informação publicada na quarta-feira (19) pela Nikkei Asian Review: a Apple teria perguntado aos seus principais fornecedores qual seria o custo de migrar entre 15% e 30% da capacidade de produção, atualmente em território chinês, para… o sudeste asiático.

Entre os fornecedores questionados estariam a Foxconn, Pegatron e Wistron, que montam os iPhones; e a Quanta Computer, responsável pelos MacBooks; a Compal Electronics, que produz iPads. Os países favoritos para receberem a produção seriam a Índia e o Vietnã, mas as empresas também estariam considerando o México, a Indonésia e a Malásia.

Talvez seja complicado fazer essa migração, já que a China investiu fortemente nos últimos anos em infraestrutura para comportar as fábricas — o governo ampliou as estradas, construiu dormitórios para os trabalhadores e simplificou as regras de importação e exportação de bens. Além disso, após a escolha do local, o início da produção poderia demorar ao menos 18 meses.

Segundo um analista do banco J.P. Morgan, ouvido pela CNBC, o preço de um iPhone XS subiria aproximadamente 14% para compensar a sobretaxa de 25% dos Estados Unidos sem afetar as margens de toda a cadeia de produção. Isso faria o preço de varejo do celular subir dos atuais US$ 999 para US$ 1.142. No Brasil, o aparelho custa R$ 7.299.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Buldego

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Antony
Felipe Liʍa

Se considerar q os chineses sao donos da maior parte das dividas do governo americano... Entao tudo esta intercalado

Keaton

Isso faria o preço de varejo do celular subir dos atuais US$ 999 para US$ 1.142. No Brasil, o aparelho custa R$ 7.299.

Dollar Apple caiu de 10 reais pra 7,30 reais?

Buldego

"espalhar o comunismo pelo mundo."

zzzzzzzzzz

Leandro

Kkkkkk....

Tales Cembraneli Dantas

Na verdade, só de tirar da China e levando para Índia já esta louco de bom, a China só é oq é hj por culpa dos dólares americanos. O problema não é outro país ser rico, o problema é ele ficar rico com o seu dinheiro e no cenário internacional se unir a Rússia na tentativa de te derrubar. A China hj é simplesmente uma continuação da União Soviética da época da guerra fria, a meta dela (e não é teoria da conspiração) é simplesmente espalhar o comunismo pelo mundo.

Fabio Santos

Usuários pedem Apple diminua também a sua margem de lucro kkk

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Com esses 25% de taxas de importação adicionais os EUA se tornariam uma das nações mais fechadas para o comércio junto com o Brasil e vocês sabem no que isso dá, né?