Início » Aplicativos e Software » Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

A verificação em duas etapas é um recurso opcional no WhatsApp, mas recomendado; saiba ativar na conta Pessoal ou Business

Por
09/07/2019 às 15h47

A verificação em duas etapas é um recurso opcional no WhatsApp, mas recomendado. Ao ativar, qualquer tentativa de uso do seu número de celular (em outros aparelhos e/ou por terceiros) terá que usar, também, um PIN de seis dígitos.

Ao ativar, você poderá inserir seu endereço de e-mail para caso venha a esquecer o código de acesso. É importante, porém, que a sua conta de e-mail esteja segura. 

whatsapp-Pixabay-duas-etapas

Note que trata-se de uma camada de segurança adicional como uma espécie de senha e não do SMS de verificação de conta enviado pelo WhatsApp na instação do aplicativo. 

Como ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp

Para ativar a verificação em duas etapas:

WhatsApp Verificação em Duas Etapas

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque no menu de três pontos e acesse as “Configurações”;
  3. Em “Conta”, escolha “Verificação/Confirmação em duas etapas”;
  4. Toque em “Ativar” e escolha uma senha seis dígitos para a conta do WhatsApp;
  5. Confirme o seu PIN (digite novamente o seu código pessoal);
  6. Infome um endereço de e-mail válido para caso esqueça seu código;
  7. Toque em “Avançar”  e confirme seu endereço de e-mail, depois em “Salvar”.

Atenção para todas as observações abaixo que são igualmente importantes.

Atenção ⚠️ (1)

O endereço de e-mail solicitado pelo WhatsApp serve para você receber um link de desativação da verificação em duas etapas caso você esqueça o PIN. Forneça um endereço de email autêntico/válido e evite usar o e-mail do trabalho ou algum outro e-mail que você possa parar de usar porque trocou de emprego ou instituição de ensino.

Atenção ⚠️ (2)

Se você receber um e-mail supostamente do WhatsApp para desativar a verificação em duas etapas sem ter solicitado solicitado, não clique em hipótese alguma. Outra pessoa pode estar tentando registrar o seu número no WhatsApp e invalidar o seu PIN.

Atenção ⚠️ (3)

A qualquer momento você poderá: desativar a confirmação, mudar o PIN e/ou o endereço de e-mail. Basta repetir os passos do tutorial usando seu próprio celular. 

Atenção ⚠️ (4)

“Se você tiver a verificação em duas etapas ativada, não será possível reverificar seu número no WhatsApp dentro de um período de sete dias após você ter usado o WhatsApp sem o seu PIN. Por isso, se você esquecer o seu próprio PIN e não tiver fornecido um e-mail para desativar a verificação em duas etapas, não será permitido reverificar seu número no WhatsApp dentro do período de 7 dias após ter usado o WhatsApp por último”. 

Após o período de uma semana, será permitido reverificar seu número de telefone no WhatsApp sem o PIN, mas você perderá todas as mensagens pendentes ao reverificar porque elas serão apagadas. Se a reverificação for feita após 30 dias desde a última vez que você utilizou o WhatsApp e sem o PIN, sua conta será apagada e uma nova criada.

Atenção ⚠️ (5)

Para ajudar você a se lembrar do seu próprio PIN, o WhatsApp irá solicitar que você o digite periodicamente. Não há como desativar essa solicitação que ocorrerá de tempos em tempos sem que a verificação em duas etapas em si também seja desativada.