Início » Internet » DuckDuckGo, buscador focado em privacidade, triplica número de buscas

DuckDuckGo, buscador focado em privacidade, triplica número de buscas

O DuckDuckGo tem menos de 1% de participação no mercado, mas é lucrativo há cinco anos

Victor Hugo Silva Por

O DuckDuckGo, buscador com foco em privacidade, é o principal contraponto ao Google, que domina o mercado. Apesar de ter menos de 1% de participação (contra 92% do Google), segundo o StatCounter, o serviço aposta em usuários insatisfeitos com a quantidade de dados aos quais empresas têm acesso.

E, ao seu ritmo, o buscador está crescendo. Em entrevista ao New York Times, o CEO do DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, disse que as buscas triplicaram nos últimos dois anos e atingiram 40 milhões por dia. Além disso, a empresa terminou cada um dos últimos cinco anos com lucro.

DuckDuckGo

"Todas essas empresas estão dizendo que você não pode ganhar dinheiro sem rastrear seus usuários", disse Weinberg ao NYT. "Com nós existindo e crescendo e sendo lucrativos, nós servimos como prova de que é possível".

Weinberg é um dos maiores críticos ao rastreamento feito por empresas como o Google, mas entende que a mudança para serviços que prezem por privacidade é complicada. "Não é tão fácil mudar como gostaríamos", disse. "Há muita inércia atraindo as pessoas de volta ao sistema existente".

Com 65 funcionários, o DuckDuckGo fez apenas duas rodadas de investimento desde que foi criado, em 2008. A empresa arrecadou somente US$ 13 milhões, valor inferior à receita do Google em uma hora. Para se manter, o buscador também exibe anúncios no topo das buscas.

Entretanto, o DuckDuckGo não precisa rastrear os usuários para personalizar seus links patrocinados. É aí que a empresa contraria a lógica do Google, que depende da maior quantidade possível de dados para exibir anúncios mais precisos.

As primeiras versões do buscador não tinham foco na privacidade. Ao seguir essa linha, seu público ficou restrito a alguns defensores da privacidade. O site começou a crescer em 2013, com as revelações de Edward Snowden sobre o sistema de vigilância do governo dos Estados Unidos.

"Não acreditamos que a privacidade esteja impedindo a obtenção de bons resultados de pesquisa para qualquer pessoa", disse o executivo. Além de seu buscador, a empresa trabalha em outras ferramentas que preservam dados dos usuários.

Entre elas, está uma extensão que bloqueia rastreadores no Chrome, no Firefox e no Safari. Batizada de Privacy Essentials, ela dá nota para a privacidade e a segurança de vários sites. Por rastrear a atividade na internet e manter registros permanentes de usuários, o Google recebeu apenas nota D.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rick Silròd
Grato por alertar! É possível que a minha frase tenha ambiguidade e/ou tenha sido mal construída mesmo. Em realidade desejei dizer que não trocaria o buscador em questão . Abraço!
Fabio Santos
Só acho fraco no buscar imagens, porém uso com muita frequência conheci inicialmente usando Tor, e agora padronizei a uns meses no Safari do iOS.
Lesphirou
Comecei usar recentemente, tem nem 2 meses, mas sinceramente não peca muito pro Google. Recomendo.
Arthur Soares
Troca por nada? Então deve ser ruim mesmo hein
Rick Silròd
Meu buscador padrão há anos, e troco por nada!
Vinicius Vasques
A precisão do google acontece por causa do rastreamento de perfil, localização, preferências de navegação, entre outros. O DuckDuckGo na teoria não faz backtrack e não armazena informações das suas buscas. Nele se você busca "restaurante" o retorno vai ser o mais genérico possível, no Google ele vai praticamente na porta da sua casa.
Lobo Solitário
Ser menos bom?
R0gério
Estou usando e gostando faz algumas semanas.
Matheus Alexandre
Meu buscador há mais de um ano
Baio-kun
Não se compara ao Google aindaEssa é a intenção...
Lobo Solitário
Até uns 2 anos atrás, ainda era bem ruinzinho. Atualmente, está ótimo. Não se compara ao Google ainda, infelizmente, mas tá ótimo, perfeitamente utilizável sem perdas relevantes nos resultados de busca.
André G
Nada muito diferente dos outros, o que ele tem de mais diferente é o buscador exclusivo pra músicas, mas eu nunca uso. O que eu mais gosto nele é que tem rolagem infinita.
Will
difícil algum buscador mostrar resultados tão precisos quanto o Google
Will
não. qual o diferencial dele? além da privacidade?
Zanac_Compile
FF é matador, com Duck de search engine padrão, no Windows, OSX e iOS.
André G
Já testou o Qwant?
Zanac_Compile
É meu buscador padrão no Firefox a muitos anos. Muito bom. Google é pura intrusão e a gente como moeda de troca.Recomendo.
André G
Na Campus Party de 2014 o Qwant estava presente mostrando ser uma opção de pesquisa interessante, pena que nunca fez sucesso. Na época era um buscador bem legal e com um monte de funções que o Google não tinha, hoje em dia ainda é uma opção interessante, porém, ainda mostra resultados menos preciso que o Google.
wanders
vou usar pra ver se é bom
ribeiro
Meu buscador padrão.Vários recursos, recomendo.
Capitão Caverna
Isso me fez lembrar o opera e vivaldi que reclamam da privacidade do chrome, mas sua maior fonte de renda vem do google hauahahauah
kadu
Meu buscador principal no celular e do desktop
Capitão Caverna
Vale lembrar que o navegador deles para ios e android é muito bom. Pra android então, considero o melhor.
Ekips
E ainda possui modo escuro
Will
é o buscador que uso e tirando umas coisinhas, faz a msm coisa tão bem quanto o google