DuckDuckGo lança navegador com bloqueio de cookies e YouTube sem propaganda
Versão beta do browser, que já estava disponível no Mac, é liberada para todo mundo no Windows; upgrade para HTTPS e proteção de e-mail são outros recursos
Versão beta do browser, que já estava disponível no Mac, é liberada para todo mundo no Windows; upgrade para HTTPS e proteção de e-mail são outros recursos
O DuckDuckGo é provavelmente o nome mais citado quando se fala em um concorrente do Google com recursos de privacidade. A empresa decidiu ir além e criar seu próprio navegador, com bloqueador de rastreamento e player de YouTube sem anúncios.
O primeiro beta do browser para Windows foi liberado nesta quinta-feira (22). No Mac, os testes começaram em 2022, e o programa ficou disponível para todo mundo em outubro daquele ano, ainda em fase beta.
Ao Verge, Peter Dolanjski, diretor de produto do DuckDuckGo, explica que a versão para Windows demorou mais para ser lançada porque o ecossistema é mais complexo. “Tem muitas variações de hardware e software, além de resoluções de tela e touchscreens”, comenta.
Entre os recursos do navegador do DuckDuckGo, um que chama a atenção é o Duck Player. Com ele, é possível assistir a vídeos na plataforma do Google sem propagandas, recomendações automáticas ou rastreamento.
Além disso, o browser conta com outros diferenciais focados em privacidade:
Além dos navegadores em beta para Windows e Mac, o DuckDuckGo tem aplicativos para Android e iOS que incluem vários destes recursos.
E se você quer mais privacidade, mas não está disposto a trocar de navegador, a empresa oferece extensões para Firefox, Chrome, Edge e Safari. Elas trazem o bloqueio de rastreamento, o Smarter Encryption e as proteções de e-mail para os browsers mais populares.
Com informações: The Verge, Bleeping Computer