Início » Celular » Apple deve lançar iPhone 11 Pro em setembro com câmera tripla

Apple deve lançar iPhone 11 Pro em setembro com câmera tripla

Apple deve usar termo "Pro" em pelo menos um dos novos iPhones, seguindo a nomenclatura do iPad Pro e MacBook Pro

Por
12/08/2019 às 16h43

A Apple deve anunciar a próxima geração do iPhone daqui a um mês, e rumores dizem que teremos três novos celulares para suceder o iPhone XS, XS Max e XR, dois deles com câmera tripla. Agora, uma fonte confiável afirma que a empresa usará o termo “Pro” em pelo menos um dos modelos, assim como o iPad Pro e MacBook Pro.

Imagens via CashKaro

A fonte, conhecida como @CoinX no Twitter, faz uma pergunta retórica: “‘Pro’ para o iPhone? Os esquemas de nomeação ficaram malucos nos últimos anos”. Enquanto isso, uma dica anônima enviada ao MacRumors diz que “o iPhone com câmera quadrada se chamará iPhone 11 Pro”.

O rumor faz algum sentido: já temos o MacBook Pro, o Mac Pro, o iMac Pro e o iPad Pro; o iPhone também poderia entrar nessa nomenclatura. Afinal, a Apple gosta de uniformizar nomes entre suas linhas de produtos: o Mac OS X virou macOS para ficar parecido com o iOS e watchOS; enquanto o iPad Air e iPad Pro seguem o exemplo do MacBook Air e MacBook Pro.

Apple terá um “iPhone 11 Pro” ou apenas “iPhone Pro”?

Assim, poderíamos ter um iPhone 11 Pro em vez de “Max”, junto a um iPhone 11 e iPhone 11R. Ou a Apple poderia abandonar a nomenclatura com números, assim como faz com os iPads, adotando as marcas iPhone e iPhone Pro.

Vale lembrar que, sim, o termo “Pro” já foi usado pela Apple em produtos voltados para profissionais. Ele adquiriu outro significado desde então, e indica se tratar de um gadget que possui mais recursos — e que custa mais caro. É assim com o Huawei P30 Pro, por exemplo.

Segundo o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo, os sucessores do iPhone XS e XS Max terão câmera tripla na traseira. O terceiro sensor viria com uma lente grande-angular para o recurso Smart Frame, capaz de reajustar o enquadramento em fotos e vídeos após a captura.

iPhone 11 (XI)

Vale destacar que a conta @CoinX tem um histórico notável, adiantando corretamente diversas informações sobre a Apple no último ano:

  • ela revelou os nomes do iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max antes de qualquer veículo na mídia;
  • acertou o peso do iPhone XS (208 g) dias antes do anúncio oficial;
  • contrariando rumores, disse que os iPhones viriam com carregador lento de 5 W — e acertou;
  • confirmou que o iPad Pro de 2018 teria 5,9 mm de espessura e viria sem entrada para fone de ouvido (os modelos de 2017 tinham conector de 3,5 mm);
  • adiantou o lançamento de um novo iPad fora da linha Pro com tela de 10,5 polegadas; trata-se do iPad Air (2019).