O que significa Samsung?

Descubra de uma vez por todas o que significa a palavra "Samsung", nome de uma das maiores companhias de tecnologia do mundo

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano

Todo mundo conhece a Samsung, mas nem todo mundo sabe o que significa o nome da companhia sul-coreana. Como toda empresa, um nome é um reflexo da missão e ideais de uma companhia, e com a gigante sul-coreana isso não é diferente. Saiba mais a seguir.

O que significa a palavra “Samsung”?

A palavra “Samsung” em coreano é escrita como 삼성, composta por dois ideogramas do alfabeto hangul. Em uma tradução direta, o nome da gigante coreana significa “três estrelas”, mas todo nome há uma razão de ser.

Segundo o fundador da Samsung Lee Byung-chul (1910-1987), o “três” indica a força em números, “algo grande, numeroso e poderoso” segundo Lee Byung-chul (1910-1987), fundador da empresa. Para a companhia hoje, o número simboliza “o poder em muitos”, a união de diversas pessoas, de funcionários a executivos em prol dos objetivos da companhia.

Já a palavra “estrelas” pega emprestado a essência dos corpos celestes, que perduram por bilhões de anos e não se extinguem por completo, mas se transformam em outras coisas (pulsares, as chamadas estrelas de nêutrons, ou anãs brancas). O termo que a Samsung usa para se referir ao significado do segundo caractere é “persistência perene”, resiliência ao lidar com adversidades e a concorrência, procurando sempre ficar à frente dos rivais.

Logos da Samsung / o que significa samsung
Logos da Samsung no decorrer dos anos

Para a Samsung, o nome é uma afirmação de sua missão, o de “desafiar barreiras com a ajuda e persistência de muitos”.

Como a Samsung surgiu?

A Samsung foi fundada por Byung-chul em 1938 na cidade de Daegu, na época em que a Coreia era um território do Japão Imperial. Originalmente a companhia era uma distribuidora de alimentos, lidando com produtos como peixe seco, farinha, macarrão e arroz, e conforme o negócio prosperou, a empresa se mudou para a capital Seul em 1947.

Com o início da Guerra da Coreia, Byung-chul fugiu de Seul e fundou outra empresa, a refinaria de açúcar Cheil Jedang, hoje o conglomerado alimentício CJ Group, independente desde 1990. A partir de 1954, o grupo Samsung começou a diversificar os negócios para diversas áreas, entrando no setor de eletroeletrônicos na década de 1960. Nos anos 80, a gigante entrou de cabeça nas telecomunicações.

K-9 Thunder
Tanque K-9 Thunder, From Samsung With Love. Ainda se acha com sorte, Apple?

Hoje, Samsung desenvolve celulares, TVs, dispositivos vestíveis e semicondutores, além de possuir divisões de construção civil, moda, indústria naval e por um tempo, fabricou até tanques de guerra. Hoje a divisão Samsung Techwin é uma empresa independente, chamada Hanwha Techwin.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados