Início » Aplicativos e Software » Google anuncia oficialmente o Android 10; estas são as principais novidades

Google anuncia oficialmente o Android 10; estas são as principais novidades

Sem nome de sobremesa, Android 10 traz novo controle por gestos e foco em privacidade

Emerson Alecrim Por

O Google escolheu esta terça-feira (3) para fazer o anúncio oficial do Android 10 (até então, Android Q). A nova versão do sistema operacional abandona a tradição dos nomes de sobremesa (embora os engenheiros da companhia a chamem internamente de Quince Tart), por outro lado, promete funcionalidades interessantes, como o Smart Reply e o Focus Mode.

Android 10

De acordo com o Google, o Android 10 traz cerca de 50 novos recursos, incluindo aí suporte às redes 5G, compatibilidade com telas dobráveis e alterações para reforçar a segurança e privacidade do usuário. Mas os destaques vão mesmo para as funcionalidades que facilitam o uso do smartphone no dia a dia.

O Smart Reply, por exemplo, usa aprendizagem de máquina para se antecipar a uma ação em praticamente qualquer aplicativo de mensagens. Com ele, se você receber um link para o YouTube, por exemplo, o Android perguntará imediatamente se você quer abrir o vídeo no aplicativo do serviço.

De igual forma, o Smart Reply irá pressupor que você deseja visualizar no Google Maps um endereço recebido por mensagem instantânea e te perguntará sobre isso. Como o nome indica, o recurso também sugerirá respostas para as mensagens que chegarem a você.

É claro que o Google também deu atenção ao Dark Mode. no Android 10, o modo escuro pode ser ativado para o sistema operacional inteiro ou apenas em aplicativos específicos, como Chrome, Google Fotos e Agenda.

Android 10 - modo escuro

Um novo controle por gestos promete melhorar a experiência de uso, embora possa causar alguma estranheza no início. A ideia principal é permitir que o usuário use gestos rápidos para alternar entre aplicativos, retroceder ou abrir a tela inicial, tudo isso sem depender dos clássicos botões virtuais do Android — a barra com esses botões está lá, de todo modo.

Android 10 - gestos

Já o Focus Mode permite que o usuário decida rapidamente quando e como receber notificações. É possível, por exemplo, desativar os avisos de e-mails novos em determinado intervalo de horas. Trata-se de uma maneira de “domar” os aplicativos que mais tomam o seu tempo. Esse recurso ainda está em beta (para testá-lo, é necessário se inscrever aqui).

No quesito segurança e privacidade, um dos avanços do Android 10 está no agrupamento em uma única tela das configurações referentes a esse parâmetro. Além disso, correções importantes para o sistema operacional poderão ser obtidas diretamente da Google Play Store.

Também merecem menção o Family Link, que possibilita ao usuário controlar o que os filhos acessam no dispositivo e por quanto tempo, e a função corporativa que permite que você use teclados diferentes para perfis pessoais e profissionais.

Outra função que promete ser muito útil é a Live Caption. Com ela, é possível exibir na tela transcrições em tempo real de vídeos ou áudios que estão sendo reproduzidos no aparelho. Esse recurso é particularmente útil para usuários com algum tipo de limitação auditiva.

Android 10: disponibilidade

Como de hábito, é preciso um pouco de paciência para ter acesso ao Android 10. O Google diz que já está trabalhando com fabricantes para disponibilizar a nova versão do sistema globalmente. Os primeiros smartphones baseados na novidade devem ser lançados até o fim de 2019.

Para donos de smartphones Google Pixel, a atualização para o Android 10 será liberada a partir de hoje.

Mais informações na página oficial do Android 10.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Valdir Casotti

é incrível como essas "novidades" já estão presentes no iOS a anos

richardsonvix

Novidades que me lembraram cada versão nova "6 = meia dúzia" do iOS.

Ao menos 1 item faz parte da MIUI, que muito provavelmente a Xiaomi copiou de prévias e launchers de terceiros, já vários outros citados já tem no Android 9, senão no 8.

danielnbl

Não sei. No iPad OS que era iOs até dia desse vai ter uma função muito boa que é o de poder usar a tela pro computador. Pra quem é designer/ilustrador vai transformar o iPad numa mesa pra usar Ilustrator e Photoshop. Vai ser incrível com a apple pen

Rafael Moreira

Está de bom tamanho.

paulo yan

Esse menu hambúrguer é a coisa mais horrorosa que eu já vi.

Jorge Luis

em 2021 no seu aparelho.

tuts

Sim, é a última versão do mi a2 e mi a2 lite

Rafael Moreira

Pois é kkk. Instalei a versão final ontem 5.4mb só. O último beta praticamente é a ROM final. A princípio não precisei de redefinir para as configurações de fábrica.

Sempre tenho hábito de instalar a nova versão via terminal, dessa vez acho que não será preciso. As atualizações OTA no Pixel funciona bem, diferente do Nexus que eu vivia restaurando o sistema.

Paulo Manso

Eu acho que está acontecendo com os OS de smartphone o mesmo que aconteceu no Windows.. nada de muito novo entre as versões.. o máximo que vejo acontecendo são mudanças visuais e otimizações apenas.

Credulos

O Android sempre trouxe mais mudanças em suas updates, o iOS sempre evoluiu a passos longos (mudando pouco quase nada), mas de fato nessa update o Android trouxe pouquíssimas novidades, iOS esse nem se fala.

Credulos

Sem duvidas é uma das updates grandes do Android com novidades mais fracas....

Raul Sinedino

Me parece que o Live Caption não está funcionando. Alguém conseguiu ativá-lo?

Celso

O agrupamento de notificações por aplicativo só chegou no Android Stock com o Nougat, embora já estivesse disponível na TouchWiz Grace UX com o Android Marshmallow.

Danilio Costa Silva

"Um pouco" acima?!!! Ganho de 22% de tempo de tela! Eu acho que é bastante!

hopæja

interessante, valeu!!

Exibir mais comentários