Início » Aplicativos e Software » Apple ensina em vídeo a usar controle por voz nos iPhones com iOS 13

Apple ensina em vídeo a usar controle por voz nos iPhones com iOS 13

iOS 13 tem Controle por Voz (Voice Control) para pessoas com mobilidade reduzida; recurso estará no iPadOS e macOS Catalina

Por
20/09/2019 às 11h16

O iOS 13 foi lançado esta semana para iPhones compatíveis e, além do modo escuro e Safari melhorado, ele traz um recurso importante para pessoas com mobilidade reduzida: trata-se do Controle por Voz (Voice Control), que também estará disponível no iPadOS e no macOS Catalina. Um vídeo da Apple ensina como usar essa novidade.

Por enquanto, o Controle por Voz está disponível apenas em inglês dos EUA, por isso não teremos um tutorial oficial em português tão cedo. Para ativá-lo, vá em Ajustes > Acessibilidade > Controle por Voz e toque no primeiro botão. O iOS vai fazer um download para que esse recurso funcione mesmo offline.

Existem basicamente três formas de realizar controle por voz: dizendo o nome de um item (“open Camera”), mencionando o número associado a esse item (“tap 25”), ou pedindo para mostrar uma grade com números a fim de tocar em um ponto específico da tela.

Por exemplo, no app Câmera, você pode dizer “show names” e ver os nomes de cada botão. Isso não é muito prático se seu iPhone está configurado em português: os rótulos serão exibidos em nosso idioma (“Tirar foto”, “Seletor de câmera”) e o Controle por Voz em inglês não vai entender.

iOS 13

Por isso, há uma alternativa: “show numbers”. Cada botão na interface ganhará um rótulo com um número; basta falar “tap 10” para tirar uma foto no app Câmera, por exemplo. Os rótulos vão desaparecer; se você quiser mantê-los na tela, basta dizer “show numbers continuously”.

Há ainda a grade: diga “show grid” e a tela será dividida em vários quadrados com seus respectivos números. Diga “26”, por exemplo, e o iOS dará um zoom nessa área, dividindo-a em nove quadrados. Escolha um deles, e o sistema dará zoom mais uma vez; fale o número que desejar, e ele vai tocar no ponto correspondente. Isso pode ser útil para ajustar o foco da câmera, por exemplo.

iOS 13 permite usar Ditado com Controle de Voz

Também é possível voltar à tela inicial (“go Home”), voltar à tela anterior (“go back”), abrir a Central de Controle (“open Control Center”), ver as notificações (“show Notification Center”), ajustar o volume (“turn up/down volume”) e capturar a tela (“take screenshot”).

Existem dezenas de outros comandos, e é possível criar rotinas personalizadas. Também dá para usar o Ditado ao enviar mensagens e editar texto, como explica esse vídeo:

O Controle por Voz também estará disponível no iPadOS, que chega aos iPads em 24 de setembro; e no macOS Catalina, que será lançado em outubro.

Mais sobre: , ,