Início » Computador » O que é hardware?

O que é hardware?

Entenda o que é hardware, quais os tipos existentes, a diferença para software e quais compõem seu computador, celular ou tablet

Ronaldo Gogoni Por
23/10/2019 às 11h21

Hardware é todo componente físico, interno ou externo do seu computador ou celular, que determina do que um dispositivo é capaz e como você pode usá-lo. Embora dependa de um software para funcionar (e vice-versa), o hardware é um elemento a parte e igualmente importante.

axonite / placa-mãe (close) / Pixabay / o que é hardware

O que é hardware?

Hardware é todo e qualquer componente ou equipamento físico, tanto dentro quanto fora da Tecnologia da Informação. De uma maneira geral, qualquer máquina, ferramenta ou utensílio, de uma máquina de fresa a uma chave inglesa, passando pelo seu celular ou computador é um hardware. Talheres, peças, dobradiças, engrenagens, parafusos, chips, processadores, tudo isso é hardware.

Em Tecnologia da Informação, o conceito de hardware se aplica aos componentes de dispositivos em geral, como processador, placa-mãe, memória RAM, unidades de armazenamento (HDs, SSDs e memória Flash), bem como a dispositivos de entrada e saída (teclado, mouse, monitor, caixas de som, controle remoto, controle de videogame, etc).

Em geral, o termo "hardware" é usado para se referir aos componentes internos de um computador, celular, tablet e outros dispositivos. Eles precisam de softwares para serem operados, mas são elementos distintos. Sobre isso, uma antiga piada em TI separa bem o software do hardware: "software é o que você xinga. Hardware é o que você chuta".

Bru-nO / placa-mãe e processador / Pixabay / o que é hardware

Sem um software é impossível fazer um hardware funcionar, da mesma forma que não é possível usar um software sem o hardware adequado, para o qual ele foi desenvolvido.

O hardware se divide em dois tipos distintos:

1. Hardware interno

É todo aquele que não está visível e integra as partes internas de seu dispositivo. Em Ciência da Computação, entende-se como hardware interno componentes como processador, placa-mãe, memória RAM, placa de vídeo, coolers e ventoinhas, cabos internos, fonte, HD, SSD, unidades ópticas (drives de CD/DVD/Blu-ray), etc.

Estes componentes existem na maioria dos dispositivos eletrônicos que usamos hoje, com algumas diferenças básicas dependendo de cada caso, como computadores, celulares, tablets e outros.

Monitor, teclado e mouse /o que é hardware

2. Hardware externo

Esta categoria contém todos os componentes visíveis e que são acessados diretamente pelo usuário. Entram aqui monitor, teclado, mouse, controle remoto, controle de videogame, cabos externos, fones de ouvido, microfone, câmera de vídeo, impressora, projetor, scanner, alto-falantes, unidades de armazenamento externas (HDs e SSDs externos, pendrives) e etc.

Basicamente, a diferença de um hardware externo para o interno é que o primeiro é usado de forma direta, enquanto o segundo é parte integrante do dispositivo e até pode ser trocado, mas este não é um procedimento trivial.

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.