Facebook testa selfie em vídeo para impedir perfis de bots

Autenticação utiliza vários ângulos do rosto do usuário e lembra o Face ID da Apple

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
facebook selfie em video

O Facebook está testando um método para tentar impedir que bots utilizem a rede social e ele utiliza uma selfie em vídeo para provar que você é você mesmo. A rede social garante que o vídeo não será visualizado por nenhuma pessoa e que o arquivo com a gravação será apagado em até 30 dias após a autenticação do usuário.

Este recurso foi encontrado pela pesquisadora Jane Manchun Wong, que é famosa por mostrar testes internos de redes sociais como Instagram e Facebook. Wong publicou em sua conta no Twitter este método, que utiliza uma selfie em vídeo e que mostra o rosto do usuário em diversos ângulos.

Em nota para a imprensa americana, o Facebook diz que o objetivo deste tipo de autenticação é de garantir que uma pessoa de verdade está operando a conta. A necessidade de movimento existe para deixar claro que o usuário seguiu as orientações e não é uma foto.

A verificação com selfie em vídeo somente será solicitada se o Facebook já tem algum indício ou dúvida sobre quem utiliza o perfil, se é uma pessoa ou um robô. Assim como outros testes que a pesquisadora descobriu, não há informações sobre quando este recurso será ativado e nem mesmo existe garantia de que ele será implementado em algum momento.

Com informações: The Next Web.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados