Início » Telecomunicações » Vivo lança franquia para pequenos provedores de internet

Vivo lança franquia para pequenos provedores de internet

"Terra conectado por Vivo Fibra" é a marca que será utilizada pelos franqueados que atendem cidades pequenas e bairros afastados

Lucas Braga Por

Os pequenos provedores locais de banda larga conseguem atender regiões onde as grandes operadoras não chegaram ainda, e isso chamou a atenção da Vivo. A operadora lançou um novo modelo de negócios baseado em franquia, no qual empreendedores podem criar e gerir um provedor de internet com a marca Terra conectado por Vivo Fibra, com direito a suporte de uma grande empresa.

img

Além da saída de internet com circuitos IP e ponto de conexão com a rede da Telefônica Brasil, a Vivo fornecerá todos os processos ágeis, treinamentos gerenciais e técnicos, acesso a fornecedores com preços diferenciados e call center. O franqueado será responsável por construir toda a infraestrutura de rede necessária, além de gerir a operação, vendas, atendimento e instalação.

A operadora espera que os franqueados consigam atender cidades pequenas, com população de 20 a 50 mil habitantes, além de municípios ou bairros periféricos de grandes centros urbanos. A previsão é de que 1 milhão de domicílios tenham cobertura por fibra óptica pelas franquias Terra conectado por Vivo Fibra até o ano de 2021, além dos 15 milhões previstos pela expansão própria.

O investimento mínimo do franqueado é de R$ 2,5 milhões, com retorno esperado para quatro anos. O contrato é de 10 anos renováveis e a operadora estima uma Taxa Interna de Retorno de aproximadamente 30%. A expansão com o novo modelo de negócio inicia a partir de 20 de novembro, na cidade de Águas Lindas de Goiás (GO), com cerca de 80% de cobertura do município.

Juntos, os pequenos provedores de internet já são maiores do que qualquer grande operadora e correspondem a 31,5% de mercado. A Claro/NET possui 31,5% de participação de mercado, seguido de Vivo (22,2%) e Oi (17,1%).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson

CAPEX para a expansão é infinitamente menor e a velocidade de implantação é muito maior. Economicamente para a Vivo é ótimo.

Jefferson Rodrigues

O provedor que uso vende 100MB por 120 reais.

Daniel

Tem.... aqui é o Huezil... sempre tem. (as vezes nem tão loucos assim, dependendo de qual colchão esse dinheiro saiu). Enfim não é coisa para amadores, nem esse plano nem o país.

Tácio Andrade

Por aqui tem provedor entregando em fibra 100MB por 99,00. Porém os preços podem ser mais salgados que Oi e Vivo por exemplo, porém não temos surpresa na conta e outras coisas.

Marcos Soares Santos

NC Sat + Veloz, presente em guaianazes

vampent mineruo

trabalho em provedor local com uns 500 clientes e o telefone quase nao toca, dificil dar problema e quando da o tecnico vai no mesmo dia resolver, no telefone nao tem fila de espera, nao tem burocracia pra contratar nem pra cancelar, mas isso so e possivel pq é pequeno, quanto mais cresce pior fica a administração

David Rodrigues

Imagine que você possui um negócio rentável, mas não consegue se expandir tão rápido - principalmente se pensar em questões financeiras e gerenciais. E daí surja 100 investidores de diferentes áreas, com conhecimento local. É um bom negócio, não? Você não precisa se preocupar com os riscos, não precisa conhecer o local, e só arrecada, de forma bem rápida.

Douglas B
Eu literalmente imagino um dinossauro anunciando um projeto desses 🦕 A empresa tá mais engessada que as paredes aqui de casa.
Douglas B

Eu literalmente imagino um dinossauro anunciando um projeto desses 🦕
A empresa tá mais engessada que as paredes aqui de casa.

Douglas B

Aqui, se dá problema (coisa rara) é só chamar o Diegão no zap que rapidinho ele vem restabelecer a internet. Deus me livre depender da instabilidade de conexão e do suporte da Vivo!

Internet

Nome da operadoraaaa

Keaton

Esse durou. hahaha

Keaton
investimento mínimo do franqueado é de R$ 2,5 milhões
mng_gohan

mas uma das coisas que buscamos com os provedores pequenos é fugir do suporte horrivel das grandes teles! uhauahahuah

brazlocateli

Eu quero sambar no túmulo da Vivo, aguardando esse dia chegar!

Exibir mais comentários