Início » Telecomunicações » Vivo lança franquia para pequenos provedores de internet

Vivo lança franquia para pequenos provedores de internet

"Terra conectado por Vivo Fibra" é a marca que será utilizada pelos franqueados que atendem cidades pequenas e bairros afastados

Lucas Braga Por

Os pequenos provedores locais de banda larga conseguem atender regiões onde as grandes operadoras não chegaram ainda, e isso chamou a atenção da Vivo. A operadora lançou um novo modelo de negócios baseado em franquia, no qual empreendedores podem criar e gerir um provedor de internet com a marca Terra conectado por Vivo Fibra, com direito a suporte de uma grande empresa.

img

Além da saída de internet com circuitos IP e ponto de conexão com a rede da Telefônica Brasil, a Vivo fornecerá todos os processos ágeis, treinamentos gerenciais e técnicos, acesso a fornecedores com preços diferenciados e call center. O franqueado será responsável por construir toda a infraestrutura de rede necessária, além de gerir a operação, vendas, atendimento e instalação.

A operadora espera que os franqueados consigam atender cidades pequenas, com população de 20 a 50 mil habitantes, além de municípios ou bairros periféricos de grandes centros urbanos. A previsão é de que 1 milhão de domicílios tenham cobertura por fibra óptica pelas franquias Terra conectado por Vivo Fibra até o ano de 2021, além dos 15 milhões previstos pela expansão própria.

O investimento mínimo do franqueado é de R$ 2,5 milhões, com retorno esperado para quatro anos. O contrato é de 10 anos renováveis e a operadora estima uma Taxa Interna de Retorno de aproximadamente 30%. A expansão com o novo modelo de negócio inicia a partir de 20 de novembro, na cidade de Águas Lindas de Goiás (GO), com cerca de 80% de cobertura do município.

Juntos, os pequenos provedores de internet já são maiores do que qualquer grande operadora e correspondem a 31,5% de mercado. A Claro/NET possui 31,5% de participação de mercado, seguido de Vivo (22,2%) e Oi (17,1%).

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson
CAPEX para a expansão é infinitamente menor e a velocidade de implantação é muito maior. Economicamente para a Vivo é ótimo.
Jefferson Rodrigues
O provedor que uso vende 100MB por 120 reais.
Daniel
Tem.... aqui é o Huezil... sempre tem. (as vezes nem tão loucos assim, dependendo de qual colchão esse dinheiro saiu). Enfim não é coisa para amadores, nem esse plano nem o país.
Tácio Andrade
Por aqui tem provedor entregando em fibra 100MB por 99,00. Porém os preços podem ser mais salgados que Oi e Vivo por exemplo, porém não temos surpresa na conta e outras coisas.
Marcos Soares Santos
NC Sat + Veloz, presente em guaianazes
vampent mineruo
trabalho em provedor local com uns 500 clientes e o telefone quase nao toca, dificil dar problema e quando da o tecnico vai no mesmo dia resolver, no telefone nao tem fila de espera, nao tem burocracia pra contratar nem pra cancelar, mas isso so e possivel pq é pequeno, quanto mais cresce pior fica a administração
David Rodrigues
Imagine que você possui um negócio rentável, mas não consegue se expandir tão rápido - principalmente se pensar em questões financeiras e gerenciais. E daí surja 100 investidores de diferentes áreas, com conhecimento local. É um bom negócio, não? Você não precisa se preocupar com os riscos, não precisa conhecer o local, e só arrecada, de forma bem rápida.
Douglas B
Eu literalmente imagino um dinossauro anunciando um projeto desses 🦕
A empresa tá mais engessada que as paredes aqui de casa.
Douglas B
Eu literalmente imagino um dinossauro anunciando um projeto desses 🦕 A empresa tá mais engessada que as paredes aqui de casa.
Douglas B
Aqui, se dá problema (coisa rara) é só chamar o Diegão no zap que rapidinho ele vem restabelecer a internet. Deus me livre depender da instabilidade de conexão e do suporte da Vivo!
Internet
Nome da operadoraaaa
Keaton
Esse durou. hahaha
Keaton
investimento mínimo do franqueado é de R$ 2,5 milhões
mng_gohan
mas uma das coisas que buscamos com os provedores pequenos é fugir do suporte horrivel das grandes teles! uhauahahuah
brazlocateli
Eu quero sambar no túmulo da Vivo, aguardando esse dia chegar!
zoiuduu .
misericórdia,, parece matemática de armazenamento do android kkkkk
Lucas Carvalho
na verdade se você somar todas as porcentagens (31,5% + 31,5% + 22,2% + 17,1%), vai dá 102,32%
zoiuduu .
causou foi mais dúvida ainda, pois um número nao pode ser maior que ele mesmo kkk
Jefferson Rodrigues
Eu uso a internet de um pequeno provedor. A única coisa que acho ruim é que os planos são caros.
johndoe1981
A Vivo entra com a cara e o franqueado com o c*. A falta de semancol da operadora não tem limites, quer lucrar o máximo com o mínimo de esforço possível, que empresa asquerosa. Isso vai flopar bonito, e torço para tal. Ainda bem que não sou mais cliente dessa empresa safada.
johndoe1981
Podiam ter arredondado um dos valores pra não causar dúvida.
Tácio Andrade
Hoje em dia sou mais pequenos provedores que as grandes Teles, todos os meus clientes recomendo provedor local, você tem acesso mais fácil ao suporte, se der problema na conta pode ir na loja ao invés de ligar pra callcenter e ficar 1h falando com eles, etc.
Já fui cliente Oi e VIvo, hoje sou cliente de provedor regional a 5 anos e apesar dos pequenos problemas que ocorrem, sou muito mais eles que os anteriores.
Tácio Andrade
Hoje em dia sou mais pequenos provedores que as grandes Teles, todos os meus clientes recomendo provedor local, você tem acesso mais fácil ao suporte, se der problema na conta pode ir na loja ao invés de ligar pra callcenter e ficar 1h falando com eles, etc.Já fui cliente Oi e VIvo, hoje sou cliente de provedor regional a 5 anos e apesar dos pequenos problemas que ocorrem, sou muito mais eles que os anteriores.
Jailson
O franqueado será responsável por construir toda a infraestrutura de rede necessária, além de gerir a operação, vendas, atendimento e instalação.Jogaram a parte mais difícil e técnica para o colo do franqueado. Duvido existir louco para se arriscar nisso aí.
André Noia
E esse nome enorme, meu Jesus? Deve ser pra combinar com o Ping alto?
zoiuduu .
como que 31,5% é maior que 31,5%?
zoiuduu .
como que 31,5% é maior que 31,5%?
Alisson Santos
Franquia Vivo é pra atrair clientes ou espantar? Meu provedor usa o sobrenome do dono como marca e me entrega uma excelente conexão. Isso pra mim é o que importa.
Alisson Santos
Franquia Vivo é pra atrair clientes ou espantar? Meu provedor usa o sobrenome do dono como marca e me entrega uma excelente conexão. Isso pra mim é o que importa.
Trovalds
Peraí, eu li direito? Você paga NO MÍNIMO 2,5 MILHÕES pra ter a VIVO como fornecedora de serviços de internet e ainda por cima sou responsável por toda a infraestrutura a partir do meu provedor? A máquina do tempo do Dr. Brown entrou em ação e estamos em 1º de Abril?
Trovalds
Peraí, eu li direito? Você paga NO MÍNIMO 2,5 MILHÕES pra ter a VIVO como fornecedora de serviços de internet e ainda por cima sou responsável por toda a infraestrutura a partir do meu provedor? A máquina do tempo do Dr. Brown entrou em ação e estamos em 1º de Abril?
Gustavo Cardoso
Concordo que 2,5 milhões é falta de noção! Hoje em dia a maioria destas operadoras regionais começam compartilhando um link dedicado de aprox. 2 mil / mês e olhe lá! Imagina o cara ter esse capital inicial? Vai mexer com internet pra pobre pra quê? Abre uma concessionária de veículos, abre um restaurante, abre umas 10 franquias de idiomas, abre umas 100 franquias de açaí... kkkkkkkk tá maluca Vivo!?
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Conheco um gerente que trabalhou num MC por anos e pediu as contas antes que surtasse ou tivesse um ataque.
Fabio Santos
Meu amigo tem duas do Mc donalds uma recente na saída da Fernão dias o mesmo problema colaborador e gestores que digamos duvidosos pra auxiliar o dono que tem que estar sempre presente.Digamos que este meu amigo e meu velho já envelheceram uns 20 anos em menos de 1 década kkkk.
Jailson
Mas franquia do BK é sacanagem. E falei que dá mais dinheiro e menos dor de cabeça que operar como franqueado da VIVO, não que você vai virar um Eike Batista 2.0(antes da prisão).
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Não sei se é muita diferença para uma Operadora.
Fabio Santos
Meu pai tem franquia do Burger King vai pensando que você fica rico, fora o trabalho que tem com funcionário que só falta.
Jailson
Dois milhões? Com esse dinheiro dá para abrir uma franquia de Fast Food, como McDonalds ou Bobs, que dá mais lucro e menos dor de cabeça.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Basicamente legalizando aquilo que operadoras clandestinas já faziam.
Marcos Soares Santos
Se tem dedo da Vivo então lá vem merda. A principal qualidade das provedoras locais é justamente a liberdade que elas tem. Sou cliente de uma em plena zona leste de SP, lugar esquecido pela Vivo e sua fibra e não me arrependo nem um pouco.
Leandro Alves
Eles colocaram a marca Terra (falida) porque não querem queimar ainda mais a marca Vivo, a NET foi bem queimada na minha cidade onde tinha uma franquia que oferecia 1Mbps por 99 reais enquanto na capital ja tinha 240 Mbps por 99.
Jacques
Eles querem fazer isso pra não precisar fazer a parte de passar fibra nas cidades pequenas!Apenas leva até a central o link principal deles e boa, se fracassar eles compram a rede e assumem como vivo mesmo
David Borghi
Muito provavelmente fracasarrá.O último parágrafo da matéria já diz tudo:Juntos, os pequenos provedores de internet já são maiores do que qualquer grande operadora e correspondem a 31,5% de mercado. (...)Os pequenos provedores fazem investimentos menores e, em geral, conseguem atender com razoável satisfação dos clientes as cidades menores e bairros mais afastados.Qual o motivo de qualquer pequeno provedor desembolsar o valor necessário apenas para operar sob a "égide" da Vivo?Não faz sentido.
Credulos
2,5 Milhões para operar franqueado a vivo? A vivo ta de brincadeira... Se ela me paga eu ainda pensaria em ser um franqueado dela.
Jonas S. Marques
A Vivo é uma grande piada, não é possível.Eles preferem jogar no colo de um coitado franquiado expandir a rede deles do que eles mesmos fazerem isso.Tomara que fracasse terrivelmente isso aí.