Facebook para iPhone ativa câmera e microfone se usuário abre foto no feed

Quando você abre uma foto no Facebook para iPhone, ele ativa a câmera na lateral esquerda da interface

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook

Usuários descobriram uma falha estranha no aplicativo do Facebook para iPhone: quando você abre uma foto em tela cheia, ele ativa a câmera e o microfone; é possível ver isso na lateral esquerda da tela. Isso acontece somente em versões mais recentes do iOS; o sistema da Apple não avisa quando um app em primeiro plano utiliza a câmera.

No Twitter, os usuários Daryl Lasafin e Joshua Maddux publicaram vídeos mostrando o que ocorre: você toca em uma foto de perfil, ou em qualquer imagem, e ela se expandirá na tela. Ao fechá-la, surgirá uma faixa na lateral esquerda com o feed da câmera, exibindo o que está em sua frente.

Confirmamos isso no Tecnoblog: o Facebook na versão 246.0, rodando no iOS 13.2.2, exibe esse comportamento. Segundo o The Next Web, o problema não ocorre no iOS 13.1.3; e Maddux não conseguiu reproduzir isso em um iPhone com iOS 12.

Vale esclarecer que o Facebook não está usando a câmera nem o microfone em segundo plano. Ele faz isso apenas quando está em uso, sendo exibido na tela, não quando você volta à tela inicial ou alterna para outro app. Além disso:

  • o Facebook só terá acesso à sua câmera e microfone se você tiver dado autorização — é possível conferir isso nos Ajustes;
  • o Facebook não tem acesso à sua câmera em segundo plano, pois o iOS não permite isso;
  • se o Facebook usasse seu microfone em segundo plano, o iOS mostraria uma notificação na parte superior da tela — o que não acontece.

iOS não avisa se apps em primeiro plano usam câmera

No entanto, o iOS não avisa se um app em primeiro plano está usando a câmera ou o microfone. É uma limitação que sempre existiu, e que foi apontada em 2017 pelo pesquisador de segurança Felix Krause.

“Depois de conceder acesso à sua câmera para um aplicativo, ele pode acessar a câmera frontal e traseira; gravar você a qualquer momento que o app estiver em primeiro plano; tirar fotos e gravar vídeos sem avisar você; fazer upload das fotos e vídeos imediatamente; execute reconhecimento facial em tempo real para detectar características ou expressões faciais”, disse Krause na época.

Por isso, se você quiser restringir o acesso à sua câmera e microfone, faça o seguinte:

  • siga o caminho Ajustes > Privacidade;
  • toque em Microfone e desative o acesso dos apps que você desejar;
  • volte à tela anterior, toque em Câmera e faça o mesmo.

Se você quiser restringir apenas o Facebook, vá em Ajustes, role a lista, toque em Facebook e desligue a autorização para Câmera e Microfone.

Facebook no iPhone

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados