Início » Aplicativos e Software » Facebook para iPhone corrige bug que mostrava câmera após abrir fotos no app

Facebook para iPhone corrige bug que mostrava câmera após abrir fotos no app

Facebook para iPhone ativava câmera quando usuário abria imagens do feed; rede social diz que isso era bug no app para iOS

Felipe Ventura Por

Nos últimos dias, o Facebook para iPhone foi flagrado carregando a interface da câmera quando o usuário abria imagens do feed em tela cheia. A rede social diz que se tratava de um bug no aplicativo para iOS, e que nenhuma foto ou vídeo foi capturada por causa disso. O problema foi corrigido na versão mais recente, já disponibilizada pela Apple na App Store.

Facebook Page / Tim Bennett / Unsplash

Era assim: você tocava em uma imagem no feed de notícias, ou abria uma foto de perfil, e ela ocupava toda a tela. Ao deslizar o dedo para minimizá-la, a interface da câmera aparecia na lateral esquerda, mostrando o que estava à sua frente. O Tecnoblog confirmou que esse bug estava presente na versão 246.0, rodando no iOS 13.2.2.

Nas últimas horas, foi liberada a versão 247.0 para o iOS, que não exibe mais esse comportamento: quando você fecha uma foto, surgem apenas bordas pretas nas laterais que somem com uma animação.

Guy Rosen, vice-presidente de segurança e integridade do Facebook, diz no Twitter que o bug da câmera ocorria porque a empresa tentou consertar outro bug. “Recentemente, descobrimos que nosso aplicativo para iOS abria incorretamente no modo paisagem”, explica o executivo.

“Ao corrigir isso na semana passada na versão 246, inadvertidamente introduzimos um bug no qual o aplicativo navega parcialmente para a tela da câmera quando o usuário toca em uma foto”, diz Rosen.

Facebook: não fizemos upload e câmera não capturou nada

Em comunicado ao Gizmodo, o Facebook é categórico em negar qualquer tipo de violação de privacidade: “o bug ativava a visualização da câmera e, uma vez acionada, ela permanecia ativa até você tocar em outro lugar no aplicativo. Em nenhum momento o conteúdo da prévia da câmera foi armazenado pelo app ou enviado para nossos servidores”.

A empresa continua: “confirmamos que não fizemos upload de nada no FB devido a esse bug e confirmamos que a câmera não capturou nada, pois estava no modo de visualização”. Ainda assim, dado o histórico do Facebook, muita gente ficou desconfiada.

O iOS não permite que apps acessem a câmera em segundo plano, e avisa em uma notificação se um app “fechado” estiver usando o microfone. No entanto, não há nenhum alerta caso o app esteja em primeiro plano, aberto na tela.

Portanto, se você quiser restringir o acesso à sua câmera e microfone, siga estes passos:

  • vá até Ajustes > Privacidade;
  • toque em Microfone e desative o acesso dos apps que você desejar;
  • volte à tela anterior, toque em Câmera e faça o mesmo.

Facebook no iPhone

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DeadPull

Repito aqui meu comentário feito em outro portal mais cedo:

"O Facebook corrigir o bug significa fazer a janela não desalinhar mais, de modo que o otário usuário não veja mais a imagem da câmera ligada o espionando por trás da janela que a cobre."

Renan Rufino

Eu comecei a receber sobre isso no whatsapp mas nao tenho mais iphone pra confirmar.

Não grava o cacete. Se você tá com Jailbreak seja unc0ver ou CheckRa1n abre o Filza e vai em:

/private/var/mobile/Containers/Data/Application/UUID DO APP DO FACEBOOK INSTALADO/Documents/media_upload_storage

E dê de cara com vídeos da suas câmeras frontais e traseiras que você com certeza não fez.
Lucas Santos

Quando não é feature, é bug...

tuneman

"corrige"
aka
oculta

Arthur Oliveira

"bug"