Início » Internet » Netflix: usuários relatam contas canceladas que são reativadas por invasores

Netflix: usuários relatam contas canceladas que são reativadas por invasores

A cena não é rara: o usuário cancela sua conta na Netflix e recebe nova cobrança meses depois

Emerson Alecrim Por

Você cancela a sua assinatura na Netflix e, meses depois, vê na fatura do cartão de crédito uma nova cobrança do serviço. Para encontrar uma explicação, você tenta acessar a sua antiga conta e descobre que os dados de login mudaram. Acredite, essa situação não é incomum.

Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela BBC. O programa 4 You & Yours do veículo encontrou relatos de usuários que tiveram suas contas na Netflix reativadas sem o devido consentimento.

O caso relatado na reportagem é o de Emily Keen: moradora de Oxford, na Inglaterra, ela cancelou a sua assinatura em abril de 2019 e, em setembro, se deparou com uma cobrança não autorizada em sua conta bancária. "Tentei entrar na minha conta [na Netflix], mas o sistema informou que meu e-mail e senha não foram reconhecidos", disse Keen.

Foto por Go to Thibault Penin's profile Thibault Penin/Unsplash

Não é difícil encontrar relatos parecidos em redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui. É possível que essas pessoas sejam vítimas de técnicas de credential stuffing. Com elas, criminosos obtém dados de credenciais oriundos de algum vazamento e tentam usar essas informações para fazer login em diversos serviços.

No caso da Netflix, há um agravante: se o login funcionar, o invasor conseguirá reativar a conta acessada porque a plataforma mantém os dados do ex-assinante por dez meses, incluindo as informações de cobrança (como número de cartão de crédito).

Como cartada final, o invasor muda o e-mail e/ou a senha de login para evitar que o dono da conta consiga acessar o serviço e efetuar um novo cancelamento.

Para evitar esse tipo de problema, a recomendação é a de não usar a mesma senha em vários serviços — utilizar um gerenciador de senhas também é uma boa dica.

Mas, se já for tarde, a Netflix orienta o usuário a contatar imediatamente o seu suporte técnico. A empresa faz devolução de valores quando identifica atividades irregulares. Porém, pode ser necessário ter paciência para o problema ser resolvido: no caso de Emily Keen, outras duas cobranças indevidas foram feitas em sua conta, mesmo após ela ter procurado a Netflix.

A Netflix emitiu a seguinte nota à imprensa: "A segurança das contas de nossos assinantes é uma prioridade para nós, e estamos trabalhando para melhorar a forma como lidamos com questões como essas quando elas acontecem".

Atualizado às 18h42 com posicionamento da Netflix.

Mais sobre: