Início » Jogos » Como jogar Free Fire com controle [gamepad, joystick, joypad, manete]

Como jogar Free Fire com controle [gamepad, joystick, joypad, manete]

Descubra como jogar Free Fire com controle e saiba se você pode usa-lo livremente ou se há risco de ter a sua conta banida

Ronaldo Gogoni Por

Você pode jogar Free Fire com controle, usando aplicativos capazes de sincronizar os comandos na tela com os botões dedicados de seu joystick. No entanto, saiba que a Garena não vê com bom olhos a prática e você corre o risco de ter sua conta e celular banidos do jogo. Veja como jogar Free Fire com controle; se você quer correr o risco.

Garena / Free Fire / Como jogar free fire com controle

Como jogar Free Fire com controle

Existem alguns apps que permitem mapear os botões de um controle nos comandos de tela de Free Fire e outros jogos de FPS para celulares, com as desenvolvedoras bloqueando o acesso destes de tempos em tempos, em geral por considera-los trapaça.

Atualmente, um dos que funciona corretamente é o ShootingPlus V3, para Android.

ShootingPlus V3 / como jogar free fire com controle

Você vai precisar também de um controle Bluetooth para parear com seu celular.

Tendo tudo em mãos, faça o seguinte:

  1. Acesse play.google.com, baixe e instale o ShootingPlus V3;
  2. Ligue o Bluetooth do celular, ligue o controle e pareie-o com o celular;
  3. Abra o ShootingPlus V3 e marque a caixa "Mostrar botão de bola flutuante",
    para que o ícone do app fique visível na tela para acesso rápido;
  4. Abra o Free Fire, toque em "Configuração", "Controles", "HUD personalizado";
  5. Toque no ícone do ShootingPlus V3 para abrir a interface de personalização;
  6. Aperte o botão que você deseja definir e o ícone correspondente aparecerá na tela;
  7. Com o dedo, arraste o ícone do botão para o controle desejado;
  8. Repita para cada botão que deseja configurar;

Free Fire e ShootingPlus V3 /como jogar free fire com controle

  1. Para configurar o controle analógico, mova-o para a aparecer o ícone de alavanca e arraste-o para o comando de controle na tela;
  2. Aperte o botão do analógico esquerdo, marque a opção "Balancim comum", deixe a "Definição de raio" num valor entre 350 e 400, para ajustar a velocidade de resposta, e toque em "OK";
  3. Aperte o botão do analógico direito, marque a opção "Ângulo de visão", deixe a "Definição de velocidade" no valor que desejar e toque em "OK";
  4.  Terminadas as configurações, toque em "Save" (o botão do ShootingPlus V3, não o da tela de Free Fire) e depois em "OK".

Jogar com controle é trapaça?

A maioria dos jogos de tipo para celulares consideram apps que habilitam o uso de joysticks como trapaça, pois oferecem vantagens contra quem joga usando os comandos touch na tela. A Garena nunca se posicionou abertamente sobre isso, mas possui diretrizes bem rígidas contra softwares/aplicativos de terceiros em geral.

A posição oficial da Garena é de que "o uso de software de terceiros, explorar bugs, fazer modificações no usuário, e qualquer outro comportamento que dê vantagem indevida sobre outros jogadores será considerado fraude", e nisso entram também programas que permitem usar controles com Free Fire, dispensando a tela de toque.

Quem for pego pela usando programas que dão vantagens pode ter tanto a conta, quanto seu aparelho celular banidos. No passado, a desenvolvedora chegou a bloquear o programa Octopus, um dos mais populares quando o assunto é parear controles com jogos de celular. Portanto, jogue Free Fire com controle por sua conta e risco.

Mais sobre: ,