Início » Aplicativos e Software » Gboard: Google sugere reiniciar celular Android com problema no teclado

Gboard: Google sugere reiniciar celular Android com problema no teclado

Gboard parou de funcionar: atualização do Google promete corrigir bug em teclado para smartphones Android

Felipe Ventura Por

Uma atualização do Gboard causou problemas para diversos usuários do Android: o teclado parou de funcionar, atrapalhando a experiência ou impedindo o desbloqueio por senha. O Google está ciente do bug e promete resolvê-lo com outro update; em alguns casos, será necessário reiniciar o celular.

Gboard do Google

“Estamos cientes de uma falha em uma atualização recente para usuários do Gboard no Android 7.1 e versões anteriores que causou um mau funcionamento no teclado”, diz o Google em comunicado ao Tecnoblog. “Já estamos corrigindo o problema.”

A empresa explica que, para a maioria das pessoas, o Gboard será atualizado automaticamente. No entanto, para alguns usuários, “pode ser necessário reiniciar o dispositivo para que a atualização passe a funcionar”.

Você pode forçar a atualização de algumas formas:

  • abra a Play Store e procure por Gboard no campo de busca;
  • se não for possível digitar, toque no microfone e use o comando por voz;
  • se você não conseguir desbloquear o smartphone, vá em play.google.com no computador, procure pelo Gboard e clique em Atualizar.

É possível seguir esses passos para instalar outro teclado como o SwiftKey, Chrooma ou Fleksy.

Usuários veem erro “Gboard parou de funcionar”

Há diversos relatos de problemas no Twitter, no fórum de ajuda do Google e nas resenhas da Play Store. Usuários veem a mensagem “Gboard foi interrompido”, “Gboard parou de funcionar” ou “Gboard apresenta falhas continuamente”.

O bug no teclado acabou impedindo o acesso ao celular para algumas pessoas, já que não é possível digitar a senha para desbloqueá-lo. E, em alguns casos, o sistema não deixa trocar de teclado. Sem o desbloqueio, também não há como instalar uma alternativa como o SwiftKey através da Play Store na web.

O Gboard acumula mais de 1 bilhão de instalações em todo o mundo. Ele vem ativado por padrão em dispositivos da Motorola, enquanto Samsung e LG usam teclados proprietários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RENNAN L

Pra quem ainda estiver com problema: Pelo computador, entre na sua conta do google. Depois vá em https://play.google.com/store, procure pelo app gboard e clique em instalar. A atualização será instalada no seu celular e o problema será resolvido. Claro que pra isso o celular deve estar com a internet habilitada (de preferência em rede wifi). Fiz isso e deu certo aqui.

Rebeca Crescencio

E eu que preciso do teclado pra desbloquear o aparelho :´(

uB.

Maravilha, fico feliz q resolveu o seu problema e q vc veio aqui nos atualizar! Bom saber disso! :D

G_dd

O meu parou e eu reiniciei, desliguei, tirei a bateria e nada. Instalei outro teclado e problema resolvido. Com isso não vou mais usar o Gboard.

Jean Ricardo

Simplesmente fui nos aplicativos e desistalei a atualização do GBoard, ele voltou a estado de fabrica e ta funcionando normal

Gean Lopes

Uso Samsung um Galaxy S6 Edge, onde fui chamar um Uber e teclado se foi kkk desinstalei e Instalei novamente e resolvido, sem panico galera!

Paulohm54

Olá uB. Agradeço a ajuda. Realmente funcionou via Web. Conectei meu note na Playstore e reinstalei o Gboard no meu celular. Resolveu na hora.

Eduardo Papa

Tem sim, é só ir em configurações, idioma e definir como principal

uB.

É um problema do Disqus. Essa porcaria é muito zoada q dá zika no Android. Um problema q ocorria comigo: eu ia digitando a frase e de repente o cursor voltava pro início da frase. Aí eu tava digitando:
0123456.... e de repente o cursor ia pro 3 no meio da digitação:
012378910456.

Resolvi isto parando de usar o disqus pra escrever. O q eu faço: digito numa caixa de texto qualquer: whatsapp, lembrente, gmail, etc... aí copio o texto, colo aqui e posto.
É um saco, mas é melhor do q ter o texto zoado no meio do nada!

uB.

É realmente foda, mas tenho algumas ideias de opções pra tentar resolver o problema:
- Diversos apps atualizam sozinho algumas áreas do app sem atualizar o app.
- Se tiver ativo, o Android atualiza todos os apps automaticamente. Em alguns casos só quando tá na wifi, carregando e sem o usuário estar usando o sistema.
- chute: será q n dá pra forçar a atualização acessando o play store via web e clicar em reinstalar o app?
- teclado/mouse funciona no Android via adaptador usb-usb-c na tela de bloqueio. Se falhou aí pode ser questão do adaptador ou a versão/variação do Android. Tente usar outro adaptador usb-usb-c.

คя¡εł

Resumindo, quem tem motorola e ainda com senha, vai ter é que comprar outro porque o google não tem uma solução!

คя¡εł

eu instalei no meu celular, mas não tem como definir ele como principal, meu Deus kkkk, alguém me ajuda!!!!!!!!!

Gabriel

Gosto muito desse teclado, pra mim é o melhor disponível no Android. As sugestões são muito certeiras, tem várias funções muito úteis embutidas como o tradutor, transcrição de voz para texto, editor de textos, etc.

O único problema que tenho é ao digitar em caixas de texto do Disqus, como esta. Ao selecionar uma palavra na barra de sugestões, o resultado é um monte de letras embaralhadas sem nenhum sentido. Por exemplo, eu começo a digitar "calcificação" e, pra poupar tempo, eu toco na sugestão ao invés de digitar manualmente a palavra inteira; só que o resultado é "calccccalfi".

Eu não sei se é um problema do Gboard, do Disqus ou do Samsung Internet, tenho preguiça de testar outras combinações que fogem do meu padrão que eu tô acostumado.

Comentário Mil Grau℗

Você pode forçar a atualização de algumas formas:

Como é que eu forçar a atualização com o aparelho bloqueado? Genius!

Eduardo Papa

Kkkk ontem e hoje discutindo com meu irmão sobre isso. Moto G da minha mãe deu esse pau aí, por fim usando o comando de voz, instalei o swiftkey no dela. A discussão com meu irmão, que no iPhone isso não acontece...

Exibir mais comentários