YouTube permite retirar trechos de vídeos que violem direitos autorais

Nova ferramenta chega junto de maior transparência nos alertas sobre o assunto

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
youtube

O YouTube passou a permitir que criadores de conteúdo recortem partes de vídeos que violem direitos autorais na plataforma. Até então, a única forma de remoção era eliminando todo o vídeo, levando todo o restante que passou pelo pente fino do maior repositório de vídeos de todo o planeta.

A mudança adiciona a opção de cortar a parte do vídeo que foi detectada pelo filtro do YouTube, que fica dentro da própria área da página onde os vídeos do canal são gerenciados, chamada de YouTube Studio. Mesmo assim, ainda é possível entrar em uma disputa para resolver algum falso positivo ou uma reivindicação de conteúdo que não condiz com a realidade.

Por enquanto o início e o fim do trecho do vídeo que foi identificado não pode ser alterado para a retirada do conteúdo, mas o YouTube diz que está trabalhando para que a ferramenta permita que o usuário escolha os limites do trecho que será removido de vídeos que violem direitos autorais.

youtube cortar video

Além disso, os alertas e strikes que o canal receber ficarão agrupados logo na primeira página do Painel do YouTube Studio, que ainda permanece em estágio beta de testes – vai que ele fica assim por anos, como ficou o Gmail. Esta nova ferramenta foi anunciada no dia 19 de dezembro e agora está chegando para a grande maioria dos usuários.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados