Início » Internet » YouTube permite retirar trechos de vídeos que violem direitos autorais

YouTube permite retirar trechos de vídeos que violem direitos autorais

Nova ferramenta chega junto de maior transparência nos alertas sobre o assunto

André Fogaça Por

O YouTube passou a permitir que criadores de conteúdo recortem partes de vídeos que violem direitos autorais na plataforma. Até então, a única forma de remoção era eliminando todo o vídeo, levando todo o restante que passou pelo pente fino do maior repositório de vídeos de todo o planeta.

youtube com ferramenta para direitos autorais

A mudança adiciona a opção de cortar a parte do vídeo que foi detectada pelo filtro do YouTube, que fica dentro da própria área da página onde os vídeos do canal são gerenciados, chamada de YouTube Studio. Mesmo assim, ainda é possível entrar em uma disputa para resolver algum falso positivo ou uma reivindicação de conteúdo que não condiz com a realidade.

Por enquanto o início e o fim do trecho do vídeo que foi identificado não pode ser alterado para a retirada do conteúdo, mas o YouTube diz que está trabalhando para que a ferramenta permita que o usuário escolha os limites do trecho que será removido de vídeos que violem direitos autorais.

youtube cortar video

Além disso, os alertas e strikes que o canal receber ficarão agrupados logo na primeira página do Painel do YouTube Studio, que ainda permanece em estágio beta de testes – vai que ele fica assim por anos, como ficou o Gmail. Esta nova ferramenta foi anunciada no dia 19 de dezembro e agora está chegando para a grande maioria dos usuários.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Elcobos

Mas aí vamos cair no mesmo problema das legendas geradas automaticamente. Acredito que seja mais fácil melhorar a tecnologia de geração das legendas.

João

Mas aí foi pedido da Televisa, não foi o robô que excluiu automaticament ou deixou passar como alguns pensam.

RODRIGO

Seria gerada automaticamente e escolha facultativa para executá-la ou não!

Denis

o perfil do fórum chaves divulgou semana passada que os episódios vêm sendo deletados por infringir copyright tb....quem solicitou foi a televisa

Denis

faz todo sentido...

Dayman Novaes

O vídeo com a linguagem de sinais pode ser gerada automaticamente por software.

Fábio

O robô só detecta o que está na base de dados de referência. Produções (principalmente as mais antigas) que não estão na base obviamente não são identificadas.

Fabiano

Então me parece que se a detecção de direitor autorais fosse feita logo no upload esse problema nem existiria

Lucas

Existem sim centenas de séries e desenhos, no entanto estão lá por estar, pois as monetizações ficam retidas e são repassadas aos criadores originais do conteúdo (se esses registraram suas obras no Content ID).

João

Pelo que sei algumas vezes o robô apenas redireciona o lucro dos anúncios pra retentora do copyright, então não faz diferença em que canal tá rodando. Rola isso com os canais de Chaves, por exemplo.

leoleonardo85

Enquanto isso vídeos que passam série e desenhos 24 por dia continuam lá, essa IA de Direitos Autorais do Youtube só funciona quando quer.

Thiago Moraes

Até que fim, já havia comentado sobre eles colocarem essa função alguns meses atrás.

Edit: Na verdade eu tinha pensado em outra idéia rs

https://imgur.com/v8SelS7

#VAICORINTHIANS

Não manjo muito mas, é necessário linguagem de sinais se há legenda? Talvez melhorar a legenda seja um caminho melhor e mais fácil não? As legendas automáticas são bem ruins mesmo, mas isso é por culpa do algoritmo, que não entende muito bem.

Elcobos

Como seria a ideia da linguagem de sinais? Seria gerado automaticamente? Ou o criador do vídeo que gravaria um "mini-video" em LIBRAS, por exemplo, que seria opcional durante a execução do vídeo principal? Ou alguma outra opção?

RODRIGO

Verdade, mas tem 2 poréns: a legenda automática em português é muito mal feita e não há opção em linguagens de sinais aos surdos!!! Quero ver melhorias!!

Exibir mais comentários