YouTube para Android e iOS serve como controle remoto para smart TV

O aplicativo começou a liberar uma nova forma de navegação que dispensa o controle da televisão

Victor Hugo Silva
• Atualizado há 3 anos
YouTube para Android e iOS ganhou controle remoto (Foto: Reprodução/SmartDroid)

O YouTube está testando uma melhoria em seu aplicativo para atender a quem costuma enviar vídeos do celular para a smart TV. A versão para Android e iOS começou a mostrar para alguns usuários uma espécie de controle remoto que ajuda a navegar pela plataforma.

A novidade aparece logo após parear o aplicativo  entre o celular e a smart TV. Até então, ele só mostrava o vídeo que estava sendo reproduzido e um controle de volume. Agora, ele também exibe botões de setas e de confirmar uma ação, comuns em um controle remoto.

O recurso, que está sendo liberado sem a necessidade de atualizar o app, é bem simples e poderá ganhar mudanças no futuro. Além da navegação, ele deverá ter opções para alterar as legendas e a qualidade do vídeo mais rapidamente.

A plataforma trabalha ainda no envio de comandos de voz do celular para a smart TV. A solução serve para pesquisar vídeos e realizar ações no YouTube, como ajustar o volume e iniciar, pausar ou avançar um vídeo.

Para enviar comandos de voz, é preciso tocar no ícone do microfone na janela que aparece no aplicativo depois de conectar o celular à TV. Em seguida, basta selecionar o botão vermelho e dizer os termos da busca ou da ação a ser realizada.

YouTube permite enviar comandos de voz do celular para a TV (Foto: Reprodução/MacRumors)

Com informações: SmartDroid, XDA Developers, MacRumors.

Leia | Como usar o celular como controle remoto da TV

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.