Início » Aplicativos e Software » Chrome OS 80 facilita (um pouco) instalar apps de Android que não estão na Play Store

Chrome OS 80 facilita (um pouco) instalar apps de Android que não estão na Play Store

Fácil não ficou, mas está menos inseguro

André Fogaça Por

O Google está testando o Chrome OS na versão 80, que tem a possibilidade de instalar apps Android via arquivo APK como uma das maiores novidades. A mudança pode ser crucial para quem precisa de um aplicativo que não está dentro da Play Store e não quer habilitar o modo de desenvolvimento do sistema operacional.

Chrome OS 78

Instalar um aplicativo Android por fora da Play Store não é algo impossível para os Chromebooks que já podem acessar a loja do Google. O problema é que você precisa entrar em modo de desenvolvedor, que não é apenas virar uma chave e pronto. Isso significa que a memória interna é formatada e todo o computador entra neste modo, exigindo um atalho sempre que ele for reiniciado.

No Chrome OS 80, que ainda está em estágio inicial de testes, instalar um APK de fora da Play Store não será tão complicado assim. Nesta versão, o usuário que quiser poderá continuar com a memória do Chromebook intacta, com basicamente estes passos:

  • Baixar as ferramentas do SDK do Android para Linux;
  • Habilitar o modo de depuração do ADB dentro dos ajustes do Android, já dentro do Linux que pode rodar no Chrome OS;
  • Abrir o console do Linux e criar um servidor ADB
  • Arrastar o arquivo APK para a pasta selecionada nos ajustes da plataforma
  • Executar o comando adb install

Fácil né? Então, o próprio Google deixa claro que este recurso é focado em desenvolvedores que estão testando seus apps, e não em um usuário que baixou o APK de um aplicativo qualquer em um repositório que encontrou por aí. Uma vantagem de não colocar todo o Chromebook em modo de desenvolvedor é que a segurança do portátil não é comprometida e a memória continua como estava antes.

O Chrome OS 80 ainda não tem data para ser liberado e este processo de instalação de um APK pode mudar até o lançamento da atualização - ou não.

Com informações: Android Police e XDA-Developers.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação