O Google liberou na quarta-feira (19) a primeira prévia do Android 11 para desenvolvedores: a empresa mencionou novidades como APIs para 5G, recursos de privacidade e formas de adaptar apps para mais tipos de notch na tela. No entanto, essa versão traz uma série de outras mudanças na interface e nos bastidores; listamos as principais delas a seguir.
- Como instalar LineageOS e atualizar o seu Android
- Como instalar o Android no PC [Android x86 e emuladores]
Já havíamos comentado no Tecnoblog que o Android 11 possui agendamento do modo escuro — algo já existente em skins de fabricantes — e mantém o Bluetooth ligado quando você está ouvindo música e ativa o modo avião.
Temos também novas opções para notificações de conversas, gravador de tela embutido (finalmente!), widget de música nas configurações rápidas e muito mais. Segundo o Android Police e XDA Developers, estes são os primeiros destaques do Android 11:
Há uma nova seção Conversas nas notificações, que dá prioridade às mensagens recebidas através de apps de chat; ao pressionar e segurar uma mensagem, é possível:
- transferir a conversa para uma bolha de notificação (algo nativo no Android 11);
- tocar em Favorito para marcar a conversa como importante;
- adicionar um atalho para a conversa na tela inicial;
- adiar a notificação para recebê-la novamente depois, ou silenciar a conversa totalmente.
O sistema vem com um gravador de tela embutido, que pode ser acessado através das configurações rápidas. Lá, também temos um widget de player de música ao lado dos botões de Wi-Fi e Bluetooth, que permanece na tela quando você acessa o menu completo de ajustes.
O modo escuro pode ser agendado para ficar ativo apenas à noite ou nos horários que você desejar. Além disso, se você estiver usando um fone de ouvido ou outro dispositivo Bluetooth e ativar o modo avião, o Bluetooth não será desativado.
Um histórico de notificações mostra os alertas que você recebeu e que foram dispensadas, com o app correspondente e o horário. E você pode fixar apps no menu compartilhar: por exemplo, é possível deixar no topo da lista o Instagram e o Twitter.
Será possível rolar a tela ao tirar print para capturar mais conteúdo na mesma imagem, semelhante ao recurso Captura Inteligente da Samsung — isso ainda não funciona nesta prévia do Android 11.
Apps que usam a câmera — incluindo a própria Câmera do Google — podem ativar o modo não perturbe durante a gravação de vídeos ou captura de fotos, o que silencia vibrações e sons temporariamente.
E, se você negar uma permissão para um aplicativo duas vezes — por exemplo, envolvendo acesso à localização ou microfone — o Android 11 não perguntará uma terceira vez.
O que há de novo no Android 11, em imagens
Para instalar o Android 11, é necessário ter um Pixel 2, 3, 3a, e 4; ele não está disponível em outros dispositivos no momento. Por isso, reunimos abaixo algumas imagens com as novidades do sistema:
Seção Conversas nas notificações do Android 11:
Botão que ativa o gravador de tela (Screen Record):
Histórico de notificações no Android 11:
É possível agendar o modo escuro para horários específicos ou para nascer e pôr do sol:
É possível fixar apps no menu de compartilhamento; os ícones ficam acima da lista completa de apps:
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Finalmente um gravador de telas embutido.
Como desejei parar de usar apps de terceiros pra isso.
Achei isso bem bacana. Espero que fiquem em desenvolver os Widgets na tela de forma mais completa e incentivem os Devs pq é um recurso ótimo mas que poucos apps desenvolvem bem. Tem potencial demais!
Mas o que quero ver dessa vez e q deslanche logo é o modo DESKTOP. Já tá na hora disso rolar faz tempo. Tablets voltaram a vender com esse modo. Games e apps vão aproveitar bem esse modo. Muito mais bem elaborados
Grande coisa. Só vai chegar pros aparelhos com 2 anos ou menos e não pretendo trocar o meu.
Gosto do universo Android. Mas esse descaso com os aparelhos que não existe na Apple me faz querer trocar pro iPhone na próxima vez que eu trocar de celular.
Aí tu tem que culpar as fabricantes dos smartphones que você usa…
Realmente é triste =/
A própria Google só atualiza por 3 anos (até pouco tempo eram só 2 anos). Acho isso pouquíssimo tempo para a dona do sistema que ainda vende aparelhos caríssimos.
E eu não discordo de ti!
Não há como saber exatamente quem culpar: as fabricantes do smartphone ou do SoC (que tem obrigação de disponibilizar drivers recentes e tal)…
Em aspecto de atualizações, ainda não superaram a Apple. O iPhone vai ficar lento? Vai, mas pelo menos ficará lento na última versão
Os controles de música ficaram muito estranhos ali do lado dos botões, parece um bug.
Não desativar o bluetooth quando estiver usando o fone é uma sacada boa.
No geral, parece uma atualização incremental que poderia ser feita já no Android 10.
Caraca, gravador de tela e print extendido já existe há um bom tempo no meu OnePlus. Achei até estranho ver isso como novidade, é tão trivial.
Mas na média, gostei bastante. Vamos ver quando vai cair aqui.
Achei bem meh…
nada que ja nao exista na playstore…
Finalmente um histórico de notificações, chega a ser um absurdo não existir isso ainda. Quanto as demais novidades, não são novidades faz tempo pra quem tem um Samsung.
Pra quem tem Samsung topo de linha, né. Eu uso Samsung desde o J5 e hoje tenho o A20 com Android 9, e nenhum deles nunca teve esse recurso de captura de tela inteligente. Vi gente que tem o M20, que já foi atualizado pro Android 10, dizer que ele não recebeu o recurso de gravação de tela. A Samsung prioriza quem paga mais.
Cara, antes do meu atual celular (um Note 9) eu tinha um Galaxy A9 2016 e ele já contava com o recurso da captura inteligente, então até entendo o J5 não ter (afinal a Samsung não tá errada em priorizar quem paga mais), mas o A20 deve ter o recurso de captura inteligente, da uma olhada melhor.
Quanto a gravação de tela o meu antigo A9 não tinha, mas o Note 9 tem, porém nunca usei.
Rapaz, tenho até medo de gente com o mesmo sobrenome que eu.
A20 não tem captura inteligente. E eu já tentei instalar o apk do Apk Mirror, mas dá erro e não instala. Não acho que isso seja um recurso que exija tanto poder de processamento, pois o A20 tem suporte a apps em janela e isso com certeza consome mais recursos.
A Samsung corta vários recursos dos modelos mais baratos de propósito. Não é nem pra economizar espaço no armazenamento, porque não faz sentido cortar isso e deixar um monte de bloatware que não pode ser desinstalado (como Netflix e Opera Max).
De qualquer forma, é muito bom que essas funções que aparecem primeiro em celulares caros vá para o Android puro, pois democratiza o acesso, sem depender das estratégias gananciosas das marcas.
O A20 não tem captura inteligente?! Estranho porque isso existe desde o Galaxy S6 e, atualmente, tenho um A30, que possui esse recurso.
Achei que isso já era padrão… No meu Redmi 7 tem, mas eu prefiro o AZ Screen Recorder (grátis, sem ad, sem limitação e principal: sem marca d’agua)…
Esse widget de música ficou terrível nessa versão (espero que melhorem). E o design do Android, meu Deus, parece que foi feito por uma criança. Essa folha de compartilhamento, que coisa tosca. iOS em questão de design, anos luz a frente.