Início » Aplicativos e Software » WhatsApp chega a 99% dos celulares no Brasil; Telegram cresce

WhatsApp chega a 99% dos celulares no Brasil; Telegram cresce

93% dos brasileiros usam WhatsApp todo dia; Telegram chega a 27% dos celulares no país, dobrando presença no último ano

Felipe Ventura Por

O WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, e 93% usam o aplicativo todo dia. Uma pesquisa sobre mensageria móvel no Brasil também revela que o Telegram chega a 27% dos celulares no país, dobrando a presença no último ano. O Facebook Messenger vem perdendo força enquanto o Instagram cresce.

Foto por Microsiervos Geek Crew/Flickr

90% dos brasileiros usam o WhatsApp para enviar mensagens de texto, e 81% se comunicam por áudio, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. 67% utilizam a chamada de voz, enquanto 50% publicam e visualizam stories através do WhatsApp Status.

O domínio do WhatsApp é notável, a ponto de se tornar um problema: 24% dos usuários dizem que passam mais tempo do que deveriam no aplicativo, e isso atrapalha o dia deles.

A pesquisa também perguntou se os usuários do WhatsApp gostariam de realizar pagamentos e transferências de dinheiro através do app; 61% responderam que sim. A plataforma WhatsApp Payments deve ser lançada no Brasil ainda em 2020.

WhatsApp e Telegram

Enquanto isso, o Facebook Messenger vem perdendo força. A base instalada aumentou nos últimos seis meses, mas a proporção de usuários que abrem o app todo dia, ou quase todo dia, caiu de 66% para 59% no mesmo período. O envio de mensagens sofreu queda, enquanto o percentual de quem publica stories saltou de 23% para 37%.

Quanto ao Instagram, 76% dos brasileiros usam o aplicativo. As atividades mais populares são a postagem de fotos (84% do total) e publicação de stories (69%). A troca de mensagens pelo Direct chega a 58% da base de usuários, enquanto a publicação de vídeos no IGTV representa apenas 18%.

Telegram amplia base de usuários

O Telegram, por sua vez, reforçou a presença no Brasil: ele estava instalado em 13% dos smartphones brasileiros em janeiro de 2019, e foi para 27% este ano. No entanto, a proporção de usuários que abrem o app todo dia, ou quase todo dia, caiu de 61% para 53% em seis meses. (Entre os usuários de WhatsApp, essa proporção é de 98%.)

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box está disponível na íntegra aqui. Ela foi realizada com 2.072 brasileiros de idade igual ou superior a 16 anos, que acessam a internet e possuem celular. Para ter validade estatística, foram respeitadas as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Frequência de uso Todo dia Quase todo dia Algumas vezes por semana Algumas vezes por mês Quase nunca Nunca
WhatsApp 93% 5% 1,5% 0,5% 0% 0%
Facebook Messenger 37% 22% 20% 10% 10% 1%
Instagram 64% 18% 11% 4% 3% 0%
Telegram 29% 24% 21% 10% 13% 3%

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
20 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João M. (@RonDamon)

Caramba, nunca vi nenhum BR usando o FB Messenger e já vi uma gentarada em grupo de Telegram.

@Comentador

Telegram crescendo cada vez mais!

Renato Santos (@InsecticidePls)

Só uso mesmo o Whatsapp pra trabalho e pais. Vida pessoal e tudo mais, telegram lidera com folga. Espero um dia poder desinstalar e usar o TG pra tudo, porque de features fica até injusto comparar

Vandão (@vandox)

Uso o telegram diariamente (nem eu quero o whatsapp nem o whatsapp me quer, já que baniram meu número). Acho que quem usa o Telegram como principal mensageiro é quem está querendo fugir da influencia nefastas do facebook e seus apps, além de pessoas que gostam de recursos mais avançados.

@ksio89

Só uso WhatsApp porque é o que a massa usa, infelizmente. É um absurdo completo um aplicativo mensageiro exibir o número de telefone pra qualquer estranho, pena que os usuários médios sejam tão desapegados com privacidade e segurança e não liguem pra isso.

Fico pensando o tanto de casos de assédio, ameaça, trote e golpe que não ocorrem no WhatsApp porque o aplicativo mostrou seu número para um criminoso, algo que não aconteceria tão facilmente no Telegram. E o fato do serviço ser de uma empresa execrável como o Facebook também não ajuda na reputação.

@SynthwaveLover

Exclui minha conta WPP ontem. Só Telegram agora para o uso pessoal (animes, mangás, filmes, séries e HQs), e o Signal já instalei aqui pra falar com a família.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Números impressionantes.

Vejo muita gente usando o Instagram como mensageiro mesmo e nem tinha ideia do tamanho que era.

Uso o Telegram diariamente pra conversar em grupos. Ele é de longe o melhor no quesito. O WhatsApp é mais eventual, mas simplesmente não tenho como desfazer do app.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Loja de bairro e loja grande tem conta no WhatsApp Business.

Até eu que tinha excluído a conta pessoal criei um Business pra trabalhar.

Alex (@wuhkuh)

BR percebeu que dá pra fazer literalmente tudo no Telegram, do torrentão a aquele grupinho +18

Felipe Lima (@felipe81727290201)

provavelmente os seus tios e tias devem usar bastante, principalmente por causa do facebook!

Felipe Lima (@felipe81727290201)

hoje em dia as pessoas nem usam mais os numeros pra ligar!!!

One (@river)

Eu poderia até concordar contigo no quesito de usar o aplicativo só porque todo mundo usa. Ok, é isso mesmo.

Mas dizer que é absurdo pq exibe o número?
Aí eu já penso que facebook é uma empresa e eles podem/devem agir como bem entender. Inclusive se um dia mudarem para criação de “@” pública e possibilitar esconder o número, ok também.

O mal do século é achar que todas as empresas da internet são obrigadas a prestar um serviço de “graça” e do jeito que o usuário quer. Manter um serviço que tem mais de 2 bilhões de contas não é fácil e nem barato. Lógico que o facebook, como toda empresa de marketing, quer sugar todos dados possíveis de quem utiliza seus aplicativos para segmentar cada vez mais os anúncios.

Ainda bem que vivemos na era do paradoxo da escolha, existem “n” outros aplicativos.

Matheus Alexandre (@matheusalexandre)

Tua família usa Signal? Tu os obrigou a usar, certo?

imhotep (@imhotep)

Inviável largar o WhatsApp.

Fora do mundo da tecnologia ou das pessoas que são um pouco mais antenadas, nomes como Telegram ou Signal são desconhecidos.

O que popularizou o WhatsApp foi justamente o cadastro ser com o número da pessoa, apesar de eu concordar que isso invade a privacidade. Eu não passo meu número pra qualquer um.

Exibir mais comentários