Falta de peças já afeta 70% da indústria de eletrônicos no Brasil

O motivo é um só: o combate ao coronavírus tem atrapalho o envio de componentes chineses ao Brasil

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
motorola one macro costas

A disseminação do novo coronavírus (Covid-19) continua tendo impacto sobre a indústria brasileira de eletroeletrônicos. De acordo com um levantamento recente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 70% das empresas do setor já lidam com problemas de abastecimento de componentes e insumos vindos da China.

As companhias que produzem celulares, computadores e outros equipamentos do segmento de TI são as mais afetadas. Só para dar um exemplo, em fevereiro, empresas como Flextronics (fabrica dispositivos para a Motorola) e LG anunciaram paralisação de suas linhas de produção no Brasil por alguns dias.

O problema é consequência dos esforços para frear o avanço do coronavírus na China. O país vem registrando paralisação total ou parcial de fábricas, transporte público, escritórios e outros serviços. O efeito disso é o atraso ou mesmo o não envio de componentes para indústrias no Brasil e em outros países.

De modo geral, a situação não é dramática, mas requer atenção. A Abinee aponta que 6% das fábricas brasileiras pesquisadas já têm paralisação parcial de produção. O número parece inexpressivo, mas outras 14% apontam que devem programar paralisações parciais nos próximos dias.

Por conta dessa situação, 21% das empresas reconhecem que não vão atingir a meta de produção esperada para o primeiro trimestre de 2020. Em média, a produção deverá ficar 31% abaixo do projetado.

Fábrica da Foxconn em Jundiaí (Créditos: Fabiano Accorsi/VEJA)

54% das empresas entrevistadas já estimam que, se o problema do abastecimento se prolongar por mais um mês e meio, haverá risco de atraso na entrega de produtos finais. Essa situação pode ter diversas consequências, como deixar os celulares mais caros no Brasil.

Para Humberto Barbato, presidente da Abinee, esse cenário alerta para o problema da dependência da indústria brasileira de componentes provenientes de um único mercado, a China. Para o executivo, o Brasil precisa de reformas para reduzir os custos da produção local de componentes.

“O País tem uma oportunidade ímpar de fazer as reformas estruturais, como a tributária, que tornarão a produção nacional competitiva internacionalmente. Do contrário, vamos continuar vulneráveis”, finalizou Barbato.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados