Início » Jogos » Comparativo: PlayStation 5 vs Xbox Series X, especificações técnicas

Comparativo: PlayStation 5 vs Xbox Series X, especificações técnicas

Especificações dos novos consoles da Sony e Microsoft foram reveladas; confira o comparativo entre o PlayStation 5 e Xbox Series X

Lucas Lima Por
TB Responde

Os novos consoles da Sony e Microsoft devem chegar ainda este ano ao mercado — se a produção não for interrompida pelo coronavírus (COVID-19). Informações estão sendo reveladas aos poucos. Contudo, a este ponto já temos todas as especificações técnicas do PlayStation 5 e do Xbox Series X. Veja no comparativo abaixo.

comparativo das especificações do xbox series x com o playstation 5

Especificações: PlayStation 5 e Xbox Series X

Componente PlayStation 5 Xbox Series X
Processador (CPU) AMD com arquitetura Zen 2, octa-core a até 3,5 GHz AMD com arquitetura Zen 2, octa-core a 3,8 GHz
Chip gráfico (GPU) AMD com arquitetura Radeon RDNA 2 com frequência de 2,23 GHz AMD com arquitetura Radeon RDNA 2 com frequência de 1,825 GHz
Quantos teraflops 10,28 Tflops com 36 unidades de computação 12 Tflops com 52 unidades de computação
Memória RAM 16 GB GDDR6 a 448 GB/s 16 GB GDDR6 (10 GB a 560 GB/s e 6 GB a 336 GB/s)
Armazenamento interno SSD de 825 GB SSD de 1 TB
Velocidade de transmissão 5,5 GB/s (tamanho original), 8 a 9 GB/s (com compressão) 2,4 GB/s (tamanho original) ou 4,8 GB/s (com compressão)
Armazenamento expansível HD externo USB ou SSD NVMe (PCIe 4.0) com validação da Sony Placa opcional de 1 TB da Seagate ou HD externo via USB 3.2
Drive óptico Blu-ray 4K UHD Blu-Ray 4K UHD
Resolução 4K a 120 Hz, com suporte a 8K 4K a 60 FPS, até 120 FPS (resolução 8K para vídeos)
Ray Tracing Sim Sim

Microsoft Xbox Series X

Temos uma boa disputa entre os consoles da nova geração. Ambos trazem CPUs e GPUs modificadas, mas quem exibe melhores números nas especificações é a Microsoft, com o Xbox Series X embarcando um processador de octa-core de 3,8 GHz, junto a 16 GB de RAM.

Como argumento, a Sony diz que o processador do PlayStation 5 trabalhará com a GPU — AMD RDNA 2 a 2,23 GHz — em uma frequência variável, de acordo com a necessidade do jogo. Os 10,28 Teraflops são inferiores aos 12 teraflops do Xbox Series X, mas ainda assim a fabricante promete uma resolução 8K até em jogos, enquanto essa resolução, no console da Microsoft, se limita apenas à reprodução de vídeos.

Ambos também embarcam a tecnologia ray tracing, com aceleração por hardware. O recurso usa "traçados de raio" para criar melhores efeitos de luz, já era usado no cinema, mas a limitação técnica impedia de trazer a tecnologia aos jogos.

Os consoles trabalharão com SSD para obter velocidades maiores, ainda que o PlayStation 5 tenha uma capacidade de armazenamento menor, a taxa de transferência chega a ser maior que o dobro das especificações do SSD presente no Xbox Series X.

Sony PlayStation 5

Vamos ver essa diferença mesmo na prática e o quanto isso é suficiente até que o jogador precise comprar mais armazenamento, via PCIe ou um drive USB. A Sony quer que o PlayStation 5 tenha boots mais rápidos e menos telas de carregamento, do outro lado, a tecnologia "Quick Resume" da Microsoft permitirá iniciar um jogo que fora suspenso sem enfrentar a tela de carregamento.

Tudo pode depender, também, do catálogo e serviços online dos dois novos consoles. A Microsoft vem fazendo um bom trabalho com o Game Pass Ultimate e o Live Gold. Mas, é a Sony que tem os exclusivos desejáveis.

Ainda não há preço ou data de lançamento tanto do PlayStation 5 quando do Xbox Series X. Os planos são de colocar os dois consoles no mercado no final de 2020, se tudo ocorrer como planejado — vide cancelamentos devido ao coronavírus (COVID-19).

Comentários da Comunidade

6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Lana de Melo
Em resumo, embora o marketing da M$ sobre ser o mais poderoso (~20%), a diferença será minúscula, visto que a diferença teórica entre X1X e PS4 (~50%) pro nem era tão grande assim na prática
Thiago Passos
Errado. Está esquecendo que a Sony tá puxando 10,2tf no limite do limite do GPU, praticamente fazendo overclock. Os 10,2tf anunciados dificilmente serão sustentados, fazendo o console na pratica operar entre 8 e 9tf e com 10tf de pico. O Series X vai conseguir operar a 12tf constantemente graças as CU a mais e clock mais baixo.
Outra coisa que estão ventilando por aí é que a tecnologia de ray tracing da MS também é superior, visto que a Sony mal adentrou no assunto no fórum técnico dela.
A diferença pode ser grande.
Danílio Costa da Silva
Os devs podem reduzir alguns efeitos (de forma imperceptível) no PS e ter os jogos nivelados em termos de desempenho por exemplo, além disso a memoria de vídeo do PS5 não é limitada aos 10GB do Xbox, vai depender do gerenciamento do sistema. Eu também acho que em termos práticos não vai haver diferenças perceptíveis.
Igor Lana de Melo
RT eu sinceramente etou um tanto cético em ambos.
Mas ainda que o tflops constantes sejam baixa, não acredito q a diferença será tão grande pra ser perceptível de forma isolada.
Claro, não vou dizer q vão ser iguais, mas não acho q a diferença seja relevante
Breno
O PS tem uma vantagem significativa tb. A velocidade leitura do SSD é mais do que o dobro q no Xbox.
Claro que isto não torna o PS mais rápido em termos de processamento, porém, se bem aproveitado, o PS poderá trabalhar com texturas mais detalhas/pesadas e isto na prática pode trazer um ganho visual significativo pro PS. Dado que a textura é um fator considerável na hora de avaliar os gráficos de um jogo.
Participe da discussão