Caixa Auxílio Emergencial é usado como isca no Instagram

Mais de 20 contas falsas no Instagram fingem ser da Caixa Econômica Federal (CEF) com dados sobre auxílio emergencial de R$ 600

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Conta falsa do Caixa Auxílio Emergencial no Instagram

Há mais de 20 contas falsas no Instagram alegando ser da Caixa Econômica Federal (CEF) com informações sobre o auxílio emergencial de R$ 600. Esses perfis suspeitos usam imagens divulgadas pelo banco, mas não têm nenhuma relação oficial com a empresa. O Facebook, por sua vez, parece não estar sofrendo com esse problema.

Contas falsas da Caixa têm mais de mil seguidores

As contas falsas do Instagram descobertas pelo Tecnoblog publicam stories, posts e vídeos de IGTV usando imagens e vídeos oficiais da Caixa para explicar a distribuição do auxílio emergencial. Algumas delas colocam até um link na bio para o app na Google Play Store ou para o site do banco, a fim de terem mais legitimidade.

Os perfis têm nomes como @caixaauxilioemergencial, @auxilioemergencialoficial e @auxilioemergenciall — cada um destes tem mais de 2 mil seguidores.

Há ainda uma conta chamada “Caixa Auxilio Emergencial” com a arroba @coronavousher, uma variante (errada) do nome para a renda básica emergencial. Ela tem mais de 1 mil seguidores, assim como a @auxilio_caixa. Constatamos, no entanto, que a maioria desses perfis falsos possuem poucos seguidores no momento.

Contas falsas do Caixa Auxílio Emergencial no Instagram

Nenhuma dessas contas tenta roubar dados dos clientes, mas isso poderia mudar no futuro, já que elas não pertencem à Caixa. Também é possível que os perfis estejam reunindo seguidores para serem vendidos depois.

O Facebook costuma ter problemas com páginas falsas mas, no caso do auxílio emergencial, encontramos poucos exemplos disso, e quase todos com número baixo de curtidas. A Caixa pede que, em qualquer caso de golpe ou fraude, seja feita uma denúncia pelo e-mail abuse@caixa.gov.br.

Conta falsa do Caixa Auxílio Emergencial no Instagram

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados