Início » Aplicativos e Software » Facebook alerta quem interagiu com fake news sobre COVID-19

Facebook alerta quem interagiu com fake news sobre COVID-19

O objetivo é diminuir a disseminação de desinformação no Facebook sobre a pandemia da COVID-19

André Fogaça Por

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (16) que está começando a alertar usuários que interagiram com fake news sobre a COVID-19, que é transmitida pelo coronavírus. A rede social dará destaque para artigos que explicam o motivo da publicação ser identificada como de notícia falsa, com base na Organização Mundial da Saúde.

facebook app tecnoblog

O aviso será exibido no começo do feed que aparece assim que o aplicativo para smartphones é aberto, o mesmo vale para versão web e outras plataformas onde o Facebook está presente. “Queremos permitir que as pessoas que interagiram com esses conteúdos saibam a verdade de uma fonte autorizada e estejam avisadas caso vejam ou escutem essas alegações novamente fora do Facebook”, diz a rede social em nota.

As publicações que as pessoas interagiram com curtidas ou comentários serão apagadas antes do alerta aparecer. A análise é feita em parceria com 13 organizações de verificação de fatos, com o andamento das verificações acontecendo em países como Brasil, Itália, Espanha, Colômbia, Índia e República do Congo.

Assim que encontrada a fake news, a postagem tem seu alcance reduzido e ela recebe uma marcação que entrega mais detalhes sobre o assunto – o correto, não o falso. O Facebook diz que apenas em março deste ano já colocou avisos em cerca de 40 milhões de postagens, com base em aproximadamente 4 mil conteúdos checados. O resultado deste trabalho, segundo o Facebook, é que 95% das pessoas que encontram a postagem com o aviso não clicam mais para entrar no link.

Já a remoção de conteúdo falso está na casa das centenas de milhares, com alguns que diziam que beber água sanitária elimina o vírus e outros que recusam a indicação de isolamento social, que é a forma mais eficaz para reduzir a disseminação da COVID-19.

Os avisos para quem comentou ou curtiu postagens no Facebook sobre a COVID-19 começa a aparecer durante as próximas semanas e vale para todos os usuários.

Com informações: Facebook.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação