Início » Telecomunicações » Anatel aprova uso de frequências do Wi-Fi 6E no Brasil

Anatel aprova uso de frequências do Wi-Fi 6E no Brasil

Conselho da Anatel libera uso de frequência para Wi-Fi 6E; texto segue para avaliação da área técnica

Lucas Braga Por

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o uso de frequências de 5,9 GHz a 7,1 GHz no Brasil: elas são importantes para o Wi-Fi 6E, novo padrão para redes sem fio mais rápidas. A Wi-Fi Alliance espera que isso ajude em setores como educação, saúde e realidade aumentada, além de melhorar a experiência em downloads, jogos online e streaming de vídeo.

A aprovação se deu no Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. Dessa forma, o espectro utilizado passa a ser não-regulado e libera qualquer usuário e equipamento a utilizar essas frequências sem a necessidade de autorização da Anatel.

A notícia é boa para o Wi-Fi 6E, anunciado no início do ano: com a frequência na casa dos 6 GHz, a tecnologia terá até 1.200 MHz de espectro disponível. É possível ter até sete canais contínuos de 160 MHz, o que permite maior volume de dados durante as conexões.

Atualmente, as redes de 2,4 GHz liberam no máximo 72 MHz dos canais 1 ao 11, com blocos de 20 MHz. Em 5 GHz, a situação já é mais confortável: existem 36 blocos com licenciamento autorizado no Brasil, com largura de banda que varia entre 10 MHz a 160 MHz.

Wi-Fi 6E deve chegar aos dispositivos em 2021

A área técnica da Anatel ainda deve realizar estudos e discutir as especificações técnicas do Wi-Fi 6E. Sem a aprovação dos órgãos reguladores, é difícil criar dispositivos que funcionem em diversos países: as fabricantes podem incluir mais frequências nos chips de Wi-Fi ou regionalizar os produtos, como acontece com o 4G.

A previsão da Wi-Fi Alliance é que os primeiros dispositivos oficialmente compatíveis com Wi-Fi 6E sejam lançados no início de 2021.

Com informações: Teletime.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Não duvido chegar 2021 e a Motorola continuar lançando smartphones só com WiFi de 2.4GHz.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Para um smartphone, que é pequeno, a velocidade que a rede 2.4g permite já é suficiente para qualquer um.

@ksio89

Em pleno 2020 não é não, ter banda larga de 100, 200 ou 300 Mbps e não conseguir aproveitar porque seu aparelho suporta apenas Wifi 2.4GHz, que não passa de 60Mbps na melhor das hipóteses, não é suficiente pra mim e pra muita gente. Eu baixo arquivos grandes no smartphone, como torrents e vídeos do YouTube, e não conseguiria viver sem WiFi de 5GHz.

E o problema também é que é inadmissível smartphones que passam de 1000 reais como o Moto G8 não terem algo tão básico quanto Wifi de 5GHz, se o consumidor não boicotar essas porcarias os fabricantes vão entregar cada vez menos e cobrar mais.

@xtudao

Sim, mas dá para notar a diferença de velocidade do 2.4 para 5 GHz, o 4G é mais rápido que o 2.4GHz

Islan Oliveira (@Islan_Oliveira)

A Motorola não coloca nem NFC que é uma feature mais conhecida, imagina Wi-Fi 5 Ghz.

Michel da Silva Soares (@Michel)

Realmente, ontem estava olhando as especificações do novo G8 e vi que era só 2.4G, EM PLENO 2020 um aparelho sem wifi de 5GHZ.

Porcaria essa motorola.

Schio ☭ (@Sckillfer)

Geral falando da Motorola, mas a linha A da Samsung não se salva também não, A10S, por exemplo, também não tem nem wifi 5GHz, nem NFC. E pra quem acha que não é necessário, tenta assistir videos em HD, com mais de um usuário na rede e em um lugar que todos os vizinhos também tem wifi… Por mais que não tu não veja diferença a banda extra, com certeza verá na menor interferência.

Michel da Silva Soares (@Michel)

O problema é que o A10s não passa de 800R$

Já a motorola ta vendendo aparelho 2020 por mais de 1200R$ sem wifi 5ghz.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Na minha faculdade tu não consegue navegar em 2,4GHz, wifi congestionado e caindo toda hora, em 5GHz é só felicidade.

Schio ☭ (@Sckillfer)

A10S foi o exemplo (ele custa quase 900 reais na loja da Sammy), o A20S tá no mesmo barco que ele e o A30S também não tem NFC, mas acho que “já” tem Wifi 5 e 5GHz