Início » Telecomunicações » O que é Starlink?

O que é Starlink?

Desenvolvido pela SpaceX, o projeto Starlink promete lançar milhares de satélites para oferecer internet mais eficiente e abrangente

Victor Hugo Felix Por
TB Responde

Um grande avanço nas telecomunicações pode ser protagonizado pelo programa Starlink. Criado pela SpaceX, o projeto fundado por Elon Musk tem o objetivo de oferecer internet banda larga de alta potência, mesmo em regiões mais remotas.

Para isso, a ambiciosa empreitada planeja lançar cerca de 12 mil satélites no Espaço. Uma verdadeira constelação de satélites que tornarão as navegações baratas e ágeis.

O que é Starlink / SpaceX Starlink

O que é Starlink?

O projeto encabeçado por Elon Musk, fundador da SpaceX, tem como meta oferecer internet rápida e abrangente via satélite. O Starlink usa tecnologias que garantem redução de custos para os clientes e maior abrangência nas prestação do serviço.

Cada satélite tem quatro antenas de alto desempenho. Agindo de forma combinada, os sinais são transmitidos rapidamente e com custos reduzidos. Os milhares de satélites que serão colocados em órbita formarão uma rede ampla e alta capacidade, atingindo regiões que as operadoras atuais de telecomunicação ainda não alcançam.

Os satélites do Starlink têm formato de painel plano, pesam 260 kg e estarão em baixas altitudes, de 550 km, para que possam se desintegrar na atmosfera mais rapidamente quando entrarem em desuso. Eles contam com um único painel solar para alimentar o aparelho, o facilita o funcionamento dos satélites no consumo de energia.

Internet via satélite é melhor?

O Starlink promete oferecer internet de longo alcance e rápida, com transferência de até 1GB por segundo e latência de 25 mil milissegundos, que é o tempo que um bit ou pacote de dados leva para chegar de um computador a outro.

A atual tecnologia de internet via satélite tem latência de 600 milissegundos, portanto a Starlink é a promessa de evolução nessa categoria.

Como os satélites têm sistemas inteligentes de funcionamento, as operações têm custo reduzido e podem ser adquiridos por número amplo de usuários. Pessoas físicas e empresas poderão ter benefícios com os serviços da Starlink.

Starlink / SpaceX

Starlink já está funcionando?

A SpaceX recebeu, em 2018, autorização para lançar seus satélites e atualmente há cerca de 420 em órbita. Os sistemas ainda estão em fase de testes, contudo. A expectativa é de que, ainda em 2020, os serviços comecem a funcionar. Para que, em 2025, 40 milhões de usuários façam uso da banda-larga com a nova tecnlogia.

É possível ver os satélites?

Sim!

Alguns brasileiros já conseguiram visualizar as constelações de satélites, visíveis a olho nu especialmente nas semanas em que foram lançados. O Starlink oferece um site (findstarlink.com) e um app (Android/iOS) que mostra quando os satélites estarão visíveis na sua cidade.

Com informações: Starlink, UOL

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação