Início » Aplicativos e Software » Facebook para Android terá modo escuro e dados sobre COVID-19

Facebook para Android terá modo escuro e dados sobre COVID-19

Facebook para Android deve finalmente receber modo escuro, além de um painel com informações locais sobre COVID-19

Emerson Alecrim Por

O modo escuro já chegou ao Facebook Lite, mas não à versão tradicional do aplicativo da rede social. Mas isso deve mudar em breve: capturas de tela vazadas mostram que o Facebook para Android vai receber uma atualização que traz dark mode, um novo visual para a função de bem-estar digital e até um painel sobre COVID-19.

Facebook para Android - modo escuro

Há meses que o Facebook dá pistas sobre a liberação do modo escuro em seus aplicativos, mas esse tem sido um trabalho vagaroso, provavelmente por ser mais complexo do que aparenta: a rede social tem muitas interfaces e é preciso garantir que todas irão ser exibidas corretamente com o dark mode ativado.

As capturas sugerem que o recurso seguirá o padrão existente no Facebook Lite: fundo cinza escuro (em vez de totalmente preto), detalhes em azul (como rótulos), ícones e reações coloridas e texto em um tom de cinza bem claro, pendendo para o branco.

Além disso, as capturas de telam mostram que o usuário poderá ativar o modo escuro manualmente ou de maneira automática, seguindo as configurações do Android.

Também é possível perceber nas imagens que o Facebook está trabalhando em uma renovação da função de bem-estar digital Seu tempo no Facebook. Acessível via menu principal, ela mostra quanto tempo você gasta por dia usando o aplicativo da rede social. A nova versão do app não deve vir com funcionalidades novas nesse recurso, mas com um visual mais organizado.

Facebook para Android - seu tempo

Painel sobre COVID-19

A versão web do Facebook exibe, no menu à esquerda (tanto na nova quanto na interface clássica) uma central de informações sobre COVID-19. Também é possível acessar esse recurso nos aplicativos do serviço, desde que você entre no menu principal.

Aparentemente, o Facebook para Android vai contar com um painel mais detalhado, capaz de mostrar não só dados globais a respeito da COVID-19 e recomendações para prevenção (informações que já são dadas pela atual central de informações), como também estatísticas a respeito do local onde o usuário está.

Como exemplo, a captura de tela abaixo mostra dados sobre Seattle nas últimas três semanas:

Facebook para Android - painel sobre COVID-19

Ainda não há informação sobre quando essa atualização será liberada para todos os usuários, mas o painel sobre COVID-19 trata de um assunto altamente relevante para os tempos atuais, o que sugere que a liberação não deve demorar.

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique Bonfim (@Henrique_Bonfim)

Só espero que haja a possibilidade de ativação conforme o dark mode do aparelho, não apenas uma chave que tem que ser ligada manualmente, como no Messenger.

Valdinei Ferreira (@valdinei)

Está nos prints ali a opção de seguir a configuração do sistema.

Henrique Bonfim (@Henrique_Bonfim)

Verdade. Não tinha visto.