Início » Gadgets » GoPro lança programa para usar Hero 8 Black como webcam

GoPro lança programa para usar Hero 8 Black como webcam

O modo de webcam pode ser utilizado na GoPro hero 8 Black, mas também funciona (com mais trabalho) nas Hero 4, 5, 6 e 7 Black

André Fogaça Por

A GoPro liberou nesta quinta-feira (9) uma alteração no programa de firmware beta da Hero 8 Black que transforma a câmera de ação em uma webcam. A novidade chega pouco tempo depois da própria empresa iniciar seu programa de recursos extras para este modelo, que pode ajudar na hora de uma chamada de vídeo com lente olho de peixe.

gopro hero 8 black tecnoblog

Convenhamos que até o momento que vivemos, durante a pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus, comprar uma webcam não estava na lista de necessidades de um número grande de pessoas. Tudo mudou, as reuniões de trabalho foram para ambientes virtuais e o happy hour seguiu o mesmo caminho.

Como nem todo mundo tem uma webcam dedicada, mas a chance de ter uma câmera de ação é um pouco maior, a GoPro resolveu liberar uma alteração no firmware beta que pode ser instalado na Hero 8 Black e que transforma o gadget em uma câmera para chamadas de vídeo.

Além de simplesmente transmitir vídeo e áudio, a solução tira proveito de recursos que já existem na GoPro, como a lente com ângulo enorme e que consegue cobrir uma área generosa do ambiente.

gopro hero webcam

A resolução de vídeo fica em 1080p, mas pode ser reduzida para HD (720p) em momentos de conexão menos potente e em ambos os casos a taxa de quadros é fixada em 30p. A conexão entre o computador e a câmera é feita pelo cabo USB, que envia energia para a câmera e o usuário só precisa baixar um utilitário para desktop para fazer o PC entender que a GoPro agora é uma webcam.

Por enquanto o utilitário que controla transforma o aparelho em webcam está disponível apenas para Mac, mas a GoPro diz que o desenvolvimento da ferramenta para Windows já está acontecendo. Os aplicativos de reunião que conseguem reconhecer a uma GoPro como câmera para a chamada são:

Por webapps no Chrome, o YouTube, Zoom e Webex também podem ser utilizados.

Se você quer apenas uma transmissão ao vivo para redes sociais, sem utilizar aplicativos de reunião como Microsoft Teams, Zoom ou Google Meet, as GoPro Hero 7 e 8 já permitem o stream direto da câmera para um perfil ou página do Facebook, canal no YouTube ou na Twitch.

A mudança no firmware vale apenas para a Hero 8 Black, mas os modelos abaixo também podem funcionar como webcam – de forma menos simples, mas funcionam:

  • GoPro Hero 4 Black
  • GoPro Hero 5 Black
  • GoPro Hero 6 Black
  • GoPro Hero 7 Black

Clique aqui e siga os passos (em inglês) para trocar o firmware da Hero 8 Black e instalar o app para desktop, ou então para transformar outros modelos em webcam.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação