last fm scrobbler/reprodução/last fm

O Last.fm é uma rede social que cataloga tudo que você anda ouvindo — álbuns, músicas, artistas e bandas. Com o uso do scrobbler, a plataforma te dá informações precisas, como o número de vezes que você ouviu uma determinada faixa. Saiba como usar o scrobbler do Last.fm.

Existem duas formas do scrobbler rastrear as músicas ouvidas. Uma delas é baixando o aplicativo para desktop ou mobile, e a outra é conectando-se ao seu serviço musical.

Uma vez instalado, o scrobbler fará todo o trabalho para você. Com exceção do app para iOS, a ferramenta sobe automaticamente as informações para o seu perfil.

Como usar o scrobbler do Last.fm [Aplicativo para desktop]

O scrobbler para desktop está disponível no Mac e Windows. Ele atualiza automaticamente o seu perfil com as músicas ouvidas em players nativos do computador, como o iTunes ou Windows Media Player.

  1. Faça o download do scrobbler para Mac ou Windows e instale o aplicativo;
  2. Conecte-se à sua conta do Last.fm;
  3. O app pedirá acesso às informações da conta, basta autorizar;
  4. Pronto! Agora tudo que você ouvir em players nativos irá para o seu perfil.

Como usar o scrobbler do Last.fm [Aplicativo Android]

Ao instalar o aplicativo do Last.fm no Android, você consegue rastrear o que ouve pelo celular em diferentes serviços, como Spotify e Deezer.

O aplicativo não precisa estar aberto para que o rastreio aconteça, ele continua fazendo o scrobbling mesmo quando fechado.

  1. Faça o download do Last.fm na Google Play Store;
  2. Conecte-se ao seu perfil do Last.fm e permita o acesso às informações;
  3. Pronto! O scrobbler funcionará automaticamente.

Como usar o scrobbler do Last.fm [Aplicativo iOS]

O aplicativo para iOS só fará scrobble do que for ouvido no Apple Music. Para computar informações de outras plataformas, como Spotify e Deezer, a melhor opção é permitir a integração entre os apps (veja o tópico abaixo), sem a necessidade de instalar algo.

  1. Faça o download do Last.fm na App Store;
  2. Conecte-se ao seu perfil do Last.fm e permita o acesso às informações;
  3. Ouça as músicas normalmente e, toda vez que quiser computar os novos scrobbles, entre no app do Last.fm e clique em “Scan”.

Conectar o scrobbler aos serviços de música

Se você preferir, pode conectar o Last.fm ao seu serviço de streaming favorito. Essa é a maneira mais prática para quem costuma ouvir música em um aplicativo só, já que não é necessário baixar nada. Saiba como conectar o Last.fm ao Spotify e ao Deezer.

Recomendo que você escolha apenas uma ferramenta para fazer o rastreio — ou o aplicativo baixado, ou o acesso direto pelo streaming. Se você usar os dois, pode ter problemas com scrobbles duplicados.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre last.fm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados