Facebook Messenger ganha bloqueio por biometria para proteger mensagens

Messenger permite bloquear app com impressão digital ou reconhecimento facial no iPhone; recurso para Android chega em breve

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook Messenger / Bloqueio do aplicativo

O Facebook Messenger ganhou nesta quarta-feira (22) um recurso de bloqueio de app para manter suas mensagens protegidas por biometria, seja por impressão digital ou reconhecimento facial. A nova funcionalidade, que chega primeiro aos iPhones e iPads, estreia com a seção de privacidade do aplicativo de mensagens.

“O Bloqueio do aplicativo permite adicionar outra camada de segurança às suas mensagens privadas e ajuda a impedir que outras pessoas as acessem. Esse recurso opcional te dá a confiança de que, se um amigo ou membro da família precisar pegar seu celular emprestado, eles não poderão acessar seus bate-papos”, diz o Facebook.

O recurso é semelhante ao que já existe no WhatsApp: ele usa as APIs de desbloqueio do próprio sistema operacional e não transmite sua impressão digital ou dados de reconhecimento facial para os servidores do Facebook, segundo a empresa. Para ativá-lo, basta tocar na sua foto no canto superior esquerdo, entrar em Privacidade e depois em Bloqueio do aplicativo.

Facebook Messenger / Bloqueio do aplicativo

Além do App Lock, o Facebook Messenger recebeu uma seção específica para ajustes de privacidade. A nova tela reúne opções para configurar o bloqueio por biometria, ver quais pessoas estão bloqueadas e identificar dispositivos com acesso ao recurso de Conversas secretas, que protege as mensagens com criptografia de ponta a ponta.

O bloqueio de app no Facebook Messenger está disponível a partir desta quarta-feira (22) para usuários de iPhone e iPad com Touch ID ou Face ID. O Facebook diz que o recurso chegará ao Android “nos próximos meses”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados