Samsung Galaxy Watch 3 mede pressão e traz novas métricas de corrida

Novo smartwatch da Samsung é mais personalizável e possui novos recursos de saúde e atividades físicas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 meses
Samsung Galaxy Watch 3

A Samsung apresentou nesta quarta-feira (5) seu novo smartwatch, o Galaxy Watch 3. Sucessor direto do modelo apresentado em 2018, o relógio chega com novas possibilidades de personalização de mostradores, medição de pressão arterial, saturação de oxigênio no sangue e eletrocardiograma, além de métricas adicionais voltadas para corredores.

O Galaxy Watch 3, apesar do nome estranho, vem para substituir o primeiro Galaxy Watch (nunca existiu um Galaxy Watch 2). Diferente da linha Active, que aposta em um visual mais compacto e com poucas bordas, o novo smartwatch da Samsung traz de volta uma moldura mais espessa com uma coroa giratória, que permite navegar pela interface do sistema operacional Tizen.

Os mostradores estão mais personalizáveis, podendo exibir até cinco complicações na tela, com informações como previsão do tempo, nível de bateria e batimentos cardíacos. O software também possui um recurso de detecção de queda, que avisa automaticamente até quatro contatos de confiança quando um incidente for identificado pelo relógio.

O relógio funciona como oxímetro de pulso, medindo a saturação de oxigênio no sangue. Será possível fazer eletrocardiogramas para detectar problemas cardíacos, como fibrilação atrial, mas o recurso depende de aprovação dos órgãos locais de saúde, como a Anvisa. Além disso, você pode medir sua pressão arterial depois de uma calibração inicial com um esfigmomanômetro.

Galaxy Watch 3 com novas métricas para corrida

Samsung Galaxy Watch 3

Há melhorias para quem pratica corrida de rua. Ao final de uma atividade, o Galaxy Watch 3 pode analisar o treino do usuário e avaliar quesitos como tempo de contato com o solo, tempo de voo e regularidade da cadência, permitindo que o usuário identifique problemas e melhore seu desempenho. O VO2 máximo, útil para determinar o condicionamento físico, também é exibido.

O smartwatch pode medir a simetria da passada, ou seja, o equilíbrio do uso de cada lado da perna durante a corrida. O recurso é familiar para quem é usuário de relógios esportivos tradicionais, mas a Samsung explica ao Tecnoblog que não é necessário nenhum acessório adicional, como cinta ou footpod, para fazer a análise: a medição é feita apenas com base nos movimentos do braço do usuário.

O Galaxy Watch 3 será lançado em versões de 41 e 45 mm, com conectividade Bluetooth ou 4G, nas cores bronze, preto e prata. A Samsung não informou quando o smartwatch chegará ao Brasil.

Samsung Galaxy Watch 3 – ficha técnica:

  • Tela: Super AMOLED de 1,4 polegada (45 mm) ou 1,2 polegada (41 mm) com resolução de 360×360 pixels;
  • Bateria: 340 mAh (45 mm) ou 247 mAh (41 mm);
  • Processador: Samsung Exynos 9110 dual-core de 1,15 GHz;
  • RAM: 1 GB;
  • Armazenamento: 8 GB;
  • Sistema operacional: Tizen 5.5;
  • Conectividade: 4G, Bluetooth, Wi-Fi b/g/n, NFC, GPS, Glonass, Beidou, Galileo;
  • Dimensões: 45 x 46,2 x 11,1 mm (45 mm) ou 41 x 42,5 x 11,3 mm (41 mm);
  • Peso: 53,8 gramas (aço inox, 45 mm), 43 gramas (titânio, 45 mm) ou 48,2 gramas (aço inox, 41 mm);
  • Cores: Mystic Bronze, Mystic Black e Mystic Silver (aço inox) ou Mystic Black (titânio).

Receba mais sobre Samsung Galaxy Watch 3 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados