Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Android 11 terá preenchimento automático de senhas aprimorado

Android 11 terá preenchimento automático de senhas aprimorado

Android 11 deixará de exibir o menu suspenso para o preenchimento automático de senhas; recurso novo lembra o do iOS

O preenchimento automático de senhas não chegou ao Android hoje, mas sua configuração atual não passa tanta confiança para alguns usuários do sistema operacional do Google. Felizmente, a companhia parece ter considerado isso e trabalha agora no aprimoramento do recurso para o Android 11. A empresa publicou recentemente a novidade na página de desenvolvedores do Android (blog Developers).

O aprimoramento permite preencher automaticamente senhas e informações de cartão de crédito através do teclado Gboard ou de outros modelos. Agora, em vez de surgir um menu suspenso, teclados e outros IMEs (editores de método de entrada) exibirão as sugestões automaticamente em linha no teclado.

Se você tem familiaridade com os produtos da Apple vai notar que esse aprimoramento anunciado está bem semelhante com o recurso do iOS.

No texto para os desenvolvedores, o Google explica que, caso um gerenciador de senha ou outro IME não ofereça integração ao novo preenchimento automático, o sistema operacional seguirá com o menu suspenso já conhecido.

“Como essas sugestões de preenchimento automático podem conter dados privados, como senhas ou informações de cartão de crédito, as sugestões são ocultadas do IME até que o usuário selecione uma”, ressalta o comunicado no blog Developers. Isso significa que a sugestão de senha só fica visível quando você clicar na sugestão, evitando, assim, que outras pessoas vejam as suas credenciais.

Por enquanto, essas novidades foram liberadas para desenvolvedores (que também divulgaram as imagens do recurso em atuação) e por falar em imagens, elas revelam que o novo preenchimento automático de senhas está sendo testado no Gboard. Ainda não há informações oficiais sobre a liberação para todos os usuários, portanto teremos que aguardar.

Com informações: Android Police e 9to5google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação