Início » Aplicativos e Software » São Paulo lança RG Digital para Android e iPhone

São Paulo lança RG Digital para Android e iPhone

A versão digital do RG tem validade nacional e pode ser utilizada para identificação, mas não substitui a versão impressa

André Fogaça Por

A Polícia Civil lançou nesta terça-feira (11) um aplicativo chamado RG Digital SP e que pode ser utilizado como versão virtual da cédula de identidade. A novidade está presente tanto em smartphones Android como no iPhone e a validade do documento também é nacional.

app rg digital iphone tecnoblog

Depois da CNH aparecer em versão virtual, é a vez do RG também dar as caras em telas de smartphones. No caso do aplicativo lançado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, basta o usuário estar ao menos na versão 5 Lollipop do Android ou no iOS 10, além de ter câmera de no mínimo 5 megapixels e conexão ativa com a internet, para poder ter o documento na tela.

No lado do documento, a exigência é que a emissão date a partir de 4 de fevereiro de 2014, com a numeração vermelha, que esteja cadastrado no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) e que apresente o código QR no verso. É este código que é utilizado na hora de adicionar o RG no app., além de conferência por reconhecimento facial com a câmera do aparelho

A Polícia Civil de São Paulo afirma que em seu banco de dados existem cerca de 35 milhões de prontuários biométricos – número próximo dos 44,6 milhões de habitantes, segundo estimativa de 2020 da Fundação SEADE. Se o seu RG não cumpre todos os requisitos, basta solicitar uma nova via para que ele possa aparecer no app RG Digital SP.

O documento virtual só poderá ser adicionado em um celular por vez e pode ser utilizado durante qualquer momento de identificação da pessoa, além de abordagens policiais. A nota de lançamento dos aplicativos também afirma que o RG virtual não substitui sua versão oficial impressa. Dentro do app o cidadão poderá solicitar a emissão da segunda via do RG físico.

Com informações: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@teh

Ótimo, mas tenho minhas duvidas de quais órgãos e empresas ja estão sabendo disso pra aceitar.

Ainda torço por um app unico com todas essa infos e cartões do governo/estado em um app só.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Infelizmente ainda têm um problema:
“A nota de lançamento dos aplicativos também afirma que o RG virtual não substitui sua versão oficial impressa.”

@teh

Verdade. ele é só um complemento. agora entendi. Uma pena… poderiam fazer com que os órgãos governamentais aceitassem os dois obrigatoriamente.

🤷‍♀️ (@xavier)

O ideal era unificar todos os sistemas, pra ter apenas o CPF.
RG, Título de Eleitor, CNH, CPF, poderiam todos ter apenas 1 número. E nem falo do CU ou do DNI, e sim de unificar o que já existe, Cadastro de Pessoas Físicas.

imhotep (@imhotep)

O principal problema do RG é ele não ser nacional.
Vc pode tirar 27 RGs diferentes, um em cada estado do país (incluso o DF). Eu mesmo tenho 2, com números diferentes.

Como dito aí em cima, deviam adotar o CPF como número único para tudo.

Bruno (@mattriff)

Aqui eu abro a dúvida: Pra que o RG hoje em dia, sendo que as crianças já recebem CPF no registro da certidão de nascimento em cartório?

Bruno (@mattriff)

Interessante, obrigado @lc.bgc.

Eu tenho CNH digital (ok, cenário somente para maiores e habiltiados), então acabo, “indiretamente”, tendo biometria associada ao meu CPF. Se esse é o diferencial, por que não adicionar isto ao CPF e abolir o restante?

Continuo sem entender porque vivo num pais ainda com tanta “confusão” para as coisas que deveriam ser as mais simples.