São Paulo lança RG Digital para Android e iPhone

A versão digital do RG tem validade nacional e pode ser utilizada para identificação, mas não substitui a versão impressa

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
app rg digital iphone tecnoblog

A Polícia Civil lançou nesta terça-feira (11) um aplicativo chamado RG Digital SP e que pode ser utilizado como versão virtual da cédula de identidade. A novidade está presente tanto em smartphones Android como no iPhone e a validade do documento também é nacional.

Depois da CNH aparecer em versão virtual, é a vez do RG também dar as caras em telas de smartphones. No caso do aplicativo lançado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, basta o usuário estar ao menos na versão 5 Lollipop do Android ou no iOS 10, além de ter câmera de no mínimo 5 megapixels e conexão ativa com a internet, para poder ter o documento na tela.

No lado do documento, a exigência é que a emissão date a partir de 4 de fevereiro de 2014, com a numeração vermelha, que esteja cadastrado no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) e que apresente o código QR no verso. É este código que é utilizado na hora de adicionar o RG no app., além de conferência por reconhecimento facial com a câmera do aparelho

A Polícia Civil de São Paulo afirma que em seu banco de dados existem cerca de 35 milhões de prontuários biométricos – número próximo dos 44,6 milhões de habitantes, segundo estimativa de 2020 da Fundação SEADE. Se o seu RG não cumpre todos os requisitos, basta solicitar uma nova via para que ele possa aparecer no app RG Digital SP.

O documento virtual só poderá ser adicionado em um celular por vez e pode ser utilizado durante qualquer momento de identificação da pessoa, além de abordagens policiais. A nota de lançamento dos aplicativos também afirma que o RG virtual não substitui sua versão oficial impressa. Dentro do app o cidadão poderá solicitar a emissão da segunda via do RG físico.

Com informações: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Receba mais sobre carteira de identidade (RG) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados