HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition – Áudio de qualidade para games

Nova adição da família Cloud Alpha, o headset gamer da HyperX traz som para jogos de qualidade e surround 7.1

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 10 meses
HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition

O headset gamer HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition é a adição mais recente da fabricante de periféricos gamer à família Cloud Alpha. O novo modelo conta com som surround 7.1 virtual, tecnologia Dual Chambers (Câmara Dupla), regulagem de graves direto nos auriculares, espuma de memória para melhor conforto e mais. Será que vale a pena investir R$ 949,90 (preço sugerido) no acessório? Veja, a seguir.

Análise do HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition foi fornecido pela HyperX por doação. O produto será usado em conteúdos futuros e não será devolvido à empresa.

Design, conforto e acessórios

HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition

Fiz questão de trazer esse review só após quase dois meses usando o Cloud Alpha S, como meu headset principal para tudo (computador, games e dispositivos móveis), justamente para poder falar com mais segurança sobre aspectos como acabamento e conforto.

A primeira vista, o Blackout Edition não se difere tanto estruturalmente dos modelos anteriores da família Cloud Alpha, tendo design minimalista, mas agora totalmente em preto. Isso é ótimo para pessoas (como eu) que preferem um headset num tom mais discreto, ou seja, sem parecer um carnaval de cores e luzes na cabeça.

Na parte superior, o headset gamer tem a haste forrada em couro sintético (onde também fica a logo da HyperX) com uma fina camada de espuma de memória no interior deste forro. Esse tecido é costurado no acessório. O arco, inclusive, é extremamente maleável, tanto ao ser esticado quanto torcido para os lados. Acredito que apenas um usuário muito desastrado será capaz de quebrar essa estrutura.

HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition

Até o momento deste review, não houve nenhum tipo de avaria perceptível nem no tecido que reveste a haste, nem no que cobre os auriculares. Apesar de não ter um redutor de ruídos ativo, o próprio material do Cloud Alpha S já ajuda a isolar boa parte do som externo para que não atrapalhe na hora do jogo.

O ajuste de altura é feito arrastando as conchas, para cima e para baixo, por meio do suporte de alumínio nas laterais. A estrutura desses suportes é rígida e impede que a conha escorregue e saia da posição definida.

Falando das conchas circoauriculares (over-ear) do Cloud Alpha S, ambas são feitas em plástico rígido (com a logo da HyperX em cada uma) e possuem almofadas de alta densidade (memory foam), que não machucam a cabeça mesmo com uso extensivo. No meu caso, uso óculos, tenho brincos e piercings nas orelhas. Em nenhum momento senti o headset apertar a ponto de incomodar. Ele também não superaquece a ponto de você sentir suas orelhas cozinharem (isso, às vezes, é um problema com fones bluetooth).

HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition

É também nas conchas auriculares que estão os controles deslizantes para ajuste do grave. Há três formas diferentes de configurar essas chaves: deixando os controles na posição mais acima, você consegue um som com baixo mais forte. No meio, o áudio é mais equilibrado enquanto os controles na regulagem mais abaixo tornam os graves mais leves. Na prática, não há uma diferença muito marcante em nenhuma dessas posições e, por convenção, deixei ambas as chaves na posição mais superior.

Só consegui notar alguma diferença maior ao baixar totalmente um dos controles em relação ao outro. Como eles ajustam a entrada de ar nas conchas, senti um som ligeiramente mais abafado no lado que fechei totalmente a chave (para usar um baixo mais ameno) em detrimento do lado com a chave aberta para entrada de ar.

No lado esquerdo do auricular há também duas entradas: a mais frontal para plugar o microfone removível e a anterior para usar o cabo de 3,5 mm (4 polos). Dentro da caixa, você também encontra outro cabo com o mixer de controle de áudio USB, uma bolsa para transporte, um par extra de almofadas auriculares acolchoadas para trocar e manuais.

Controles e qualidade de som

HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition

Como dito antes, um dos acessórios que acompanham o Cloud Alpha S Blackout Edition é o mixer de controle de áudio USB, um dongle que agrega ao produto alguns recursos extras, mas limitados apenas ao uso em computadores. Pela caixinha de controle, é possível ajustar o volume padrão do áudio nos auriculares, dar mais ganho ao som do jogo ou da sua fala, silenciar o microfone e ativar ou desativar o som surround 7.1.

Mas vamos à prática. O surround 7.1 virtual é interessante de usar, só que é mais perceptível em games. Escutando músicas no PC com o 7.1 do headset da HyperX ligado, por exemplo, notei apenas um ganho no volume acompanhado de leves chiados e a sensação de que todo o áudio estava no mesmo tom, sem muita diferença entre graves e agudos.

Já com o 7.1 ativado num game a experiência é outra e recursos como o palco sonoro ficaram ainda mais aprimorados. Dava para perceber nitidamente onde inimigos e outros objetos em movimento estavam localizados nas cenas.

HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition

Vale destacar que o Cloud Alpha S Blackout Edition é compatível tanto com computadores, quanto consoles (PS4, Xbox One e Switch) e dispositivos móveis (com entrada 3,5 mm).

Há algumas funções extras no dongle USB, como a possibilidade de dar mais ganho no áudio do game ou das conversas. Isso pode ajudar, por exemplo, quando você está jogando com alguém, quer ouvir o som do jogo, mas prefere que a pessoa te escute melhor e vice-versa.

Para isso, você precisa dar mais ganho no botão de chat (representado por um balãozinho). Para dar mais ganho ao som do jogo é só pressionar o botão com desenho de um mini controle. Na lateral do dongle há, ainda, um botão para ligar e desligar o microfone.

Além dos ajustes de volume geral e prioridades de áudio, o dongle vem com um clip (na parte traseira) para prendê-lo na camisa, por exemplo. Achei a adição do clip excelente, especialmente para evitar que a caixinha caia no chão o tempo todo e acabe quebrando. O cabo também é comprido (3 metros com ambos conectados) e reduzir a possibilidade de atropelar o fio com a cadeira é uma boa.

HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition

O botão para ligar/desligar o microfone, na lateral do mixer de áudio, também pode ser usado para testar o retorno de como está saindo a sua voz. Ao pressioná-lo por cinco segundos, você ouvirá dois bips. A partir daí todo som captado pelo microfone será ouvido diretamente nas conchas auriculares. Para desativar esse modo e voltar ao normal é só pressionar o mesmo botão por cinco minutos novamente.

Ainda falando do microfone, apesar dele não ser a grande estrela deste produto (falarei da qualidade do áudio dos auriculares logo em seguida), ele faz um bom papel em conversas durante gameplays ou mesmo reuniões online. Se precisar gravar com mais clareza para podcasts ou fazer streamings é recomendável usar um microfone a parte.

O áudio do mic do Cloud Alpha S não chega a dar aquela sensação de falar com um balde na cabeça, como o do Sony Série Ouro, mas o áudio é um pouco estourado e pode apresentar alguns ruídos ao captar sons mais agudos. O mic destacável, no entanto, é direcional e capta bem mais a sua voz do que qualquer outro som a sua volta, graças ao redutor de ruídos embutido.

Mas falando sobre o uso do headset da HyperX para games, que é o foco principal deste produto, os sons sons médios, altos e graves são muito bons e a sensação espacial que se tem com o palco sonoro funciona bem. Mesmo sem o dongle para ativar o surround 7.1, ao usar o headset plugado direto no controle do PS4 ou Xbox One, não notei nenhuma perda de qualidade significativa.

HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition

Inclusive, ele foi pesadamente testado ao longo dos reviews de The Last of Us – Part II e Ghost of Tsushima e a imersão sonora, em ambos os games, foi total. Facilmente consegui descobrir a localização espacial dos inimigos, apenas escutando a direção do som de passos, conversas e grunhidos (no caso dos infectados em TLoU2).

Conclusão

Nos dias de hoje, e com os preços dos eletrônicos nas alturas, mais do que nunca é natural buscar por acessórios multitarefas, ou seja, que possam ser usados em plataformas diferentes.

O headset gamer HyperX Cloud Alpha S Blackout Edition tem, além de um nome enorme, as qualidades de um ótimo produto com foco especialmente em games, mas que também pode ser usado no computador ou dispositivos móveis tranquilamente, se você não for do tipo audiófilo e não ligar tanto para qualidade impecável ao ouvir músicas.

Pelo preço sugerido de R$ 949,90, mas sendo possível encontrar um pouco mais barato dependendo da loja, o Blackout Edition pode não ser a opção mais barata para um headset gamer. Mas tratando-se de um produto premium da HyperX (a fabricante também tem headsets de entrada), o custo-benefício do acessório é válido, pois ele entrega o que se propõe a ser: um ótimo headset para jogos.

Ficha Técnica

Fone de Ouvido

  • Driver: Customizado e dinâmico, 50 mm com magnetos de neodímio
  • Tipo: Circumaural, fechado
  • Resposta de frequência: 13Hz – 27kHz
  • Impedância: 65 Ω
  • Nível de pressão sonora: 99dBSPL/mW a 1kHz
  • T.H.D.: ≤ 1%
  • Peso: 310 g
  • Peso com microfone: 321 g
  • Comprimento do cabo: 1 m
  • Tipo de conexão: Plugue de 3,5 mm (4 polos)

Controle do Mixer de Áudio USB

  • Peso: 57 g
  • Comprimento do cabo: 2 m

Microfone

  • Elemento: Microfone condensador Electret
  • Padrão polar: Bidirecional, cancelamento de ruído
  • Resposta de frequência: 50Hz – 18kHz
  • Sensibilidade: -38dBV (0dB=1V/Pa a 1kHz)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados