O Yahoo lançou na terça-feira (17) a nova versão do cliente de webmail especialmente otimizada para o iPad. Eu abandonei meu Yahoo Mail em favor do Gmail já faz alguns anos, mas não poderia deixar de verificar como ficou a nova interface. Como não poderia deixar de ser, minha principal referência para comparação será, é claro, o popular Gmail (em sua versão otimizada para o iPad). Vamos à análise.

A nova encarnação do Yahoo Mail para iPad se utiliza do melhor que o HTML5 e o JavaScript tem a oferecer para lhe apresentar um site com visual de aplicativo nativo. Aliás, assim como o Gmail para iPad, a maior inspiração para a interface é o próprio Mail.app, que já vem com todo iPad.

Trocando em miúdos, isso significa que temos, na visão principal, duas colunas: sua lista de e-mails à esquerda e o e-mail sendo lido à direita. Quando o iPad está na orientação vertical é possível escolher entre manter o modo de duas colunas ou ver apenas o e-mail selecionando em tela cheia.

Não achei o Yahoo Mail tão rápido e suave quanto o Gmail, mas a diferença não chega a ser muito significativa, é bem pequena. Talvez isso ocorra porque o Gmail apresenta um visual bem mais simples, enquanto o Yahoo Mail procura ser um pouquinho mais visualmente requintado, com mais cores e transparências.

No que diz respeito às funcionalidades, o Yahoo Mail apresenta algumas bem interessantes. A sua busca, por exemplo, é bem mais completa que no Gmail. No Yahoo é possível buscar não apenas mensagens, como também anexos ou, mais especificamente, imagens anexadas. E, além disso, o webmail oferece sugestões de busca baseadas em seus contatos ou assuntos tratados em seus e-mails.

Outra funcionalidade interessante é a de pré-visualização de imagens anexadas. Você consegue vê-las em um slideshow no estilo lightbox antes de abri-las em uma nova aba.

Na galeria acima você pôde conferir como ficou o visual do novo Yahoo Mail, assim como uma imagem do Gmail no iPad para fins comparativos. Para ver por si próprio, basta abrir o navegador em um iPad e seguir para o endereço http://mail.yahoo.com (usar a “versão br” da URL o levará apenas para a interface tradicional). A nova interface está disponível em português.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Mas ai fica meio contraditório, se o Juarez é redator do Tecnoblog os textos que ele produz são também de responsabilidade do blog
Thássius Veloso
Nesse post, o Juarez aponta o que há de bom e o que há de ruim no web app do Yahoo Mail. Se isso não é ser imparcial, eu não sei o que é.
kylefurtado
Acho que teve bastante imparcialidade, e mesmo se não tivesse, essa seria a opinião do autor, não do Tecnoblog.
Rafael
O que?? Cara eu sou chato pra caramba com essa coisa de imparcialidade e não vi nada de mais nessa comparação... Você leu o texto todo? Em nenhum momento ele diz que o GMail para iPad é melhor que o Yahoo! Mail para iPad.
Claudio
Concordo, faltou um pouco de imparcialidade...
W. Fagundes
Apesar da grande resistência do autor da matéria em assumir que a versão para iPad do Yahoo! Mail ficou melhor, tanto visualmente quanto em recursos, que a versão do Gmail, isso ficou provado na matéria. Acho que é preciso deixar de lado gostos pessoais ao fazer uma análise, para que seja imparcial.