Início » Aplicativos e Software » Android 11 chega à versão final; veja o que muda na atualização

Android 11 chega à versão final; veja o que muda na atualização

Google lança versão final do Android 11; atualização chega para celulares Pixel e alguns dispositivos da Xiaomi e OnePlus

Felipe Ventura Por

O Google lançou a versão final do Android 11 nesta terça-feira (8): a atualização traz um foco em conversas nas notificações, balões de mensagens, acesso rápido às suas músicas e a dispositivos de casa conectada, além de melhorias em privacidade. O update está sendo distribuído para celulares Pixel e chegará em breve a alguns dispositivos da Xiaomi, OnePlus, Oppo e Realme.

Android 11

Uma das mudanças no Android 11 está nas notificações: os apps de mensagem ganharam uma seção dedicada para que você possa gerenciar suas conversas do WhatsApp, Telegram, Instagram Direct e outros apps em um só lugar. Também é possível definir a prioridade de contatos específicos.

Além disso, os controles de mídia foram reprojetados, ganhando destaque na bandeja de notificações. Há a opção de alternar entre o fone de ouvido e um alto-falante Bluetooth com um toque.

O sistema do Google incorporou, de forma nativa, um recurso semelhante aos ícones de bate-papo do Facebook Messenger. Os balões (Bubbles) colocam um ícone de pessoas ou grupos por cima da interface, para que você possa responder mensagens de seus contatos sem mudar de app.

Android 11

Outro recurso incorporado pelo Android 11 é a gravação de tela — aleluia! É algo bem básico, permitindo registrar o som do seu microfone, do sistema ou ambos. Isso já era possível nas personalizações da Samsung e Xiaomi, por exemplo, ou usando apps de terceiros.

O menu que aparece ao segurar o botão liga/desliga está diferente: ele ocupa a tela inteira com a opção de controlar dispositivos inteligentes na sua casa conectada, como tomadas e lâmpadas; além de servir como acesso rápido ao Google Pay.

E se você tiver carro, eis uma boa notícia em potencial: celulares com Android 11 conseguem rodar o Android Auto sem usar fios. É necessário ter um veículo compatível e um dispositivo com suporte a Wi-Fi de 5 GHz.

Android 11 traz melhorias de privacidade

O Google implementou algumas melhorias importantes de privacidade no Android 11. O usuário poderá conceder permissão “apenas uma vez” para que apps usem o microfone, câmera e/ou localização; da próxima vez, o app terá que pedir autorização novamente.

Android 11

O Android também vai redefinir as autorizações de forma automática se você não usar um aplicativo por muito tempo. Isso significa que ele não terá acesso aos seus arquivos nem aos sensores do celular, a menos que você decida liberar isso de novo.

O Google diz que, por motivos de segurança e privacidade, os apps só poderão ativar a câmera padrão do Android 11 para capturar fotos e vídeos. Ainda será possível instalar outros aplicativos de câmera, mas eles não poderão ser abertos a partir de apps de terceiros — só diretamente pelo próprio usuário.

Há diversas outras melhorias debaixo do capô, incluindo maior integração com 5G, suporte nativo a telas com taxa de atualização variável, e interface adaptada para displays de formato diferente (com furo para câmera ou com bordas curvas, por exemplo).

E o suporte ao Project Mainline foi expandido: ele permite atualizar partes do sistema através do Google Play Services. No Android 10, havia treze módulos do Mainline; no Android 11, são vinte e cinco.

Quando?

Bem, isso depende da fabricante do seu celular: Samsung, Motorola, LG, Asus e outras empresas devem anunciar seus planos de atualização para o Android 11 nos próximos meses.

Agora, o Android 11 final está sendo distribuído para os seguintes celulares do Google:

  • Pixel 2/2 XL
  • Pixel 3/3 XL
  • Pixel 3a/3a XL
  • Pixel 4/XL
  • Pixel 4a

Além disso, estes celulares que participaram dos testes beta estão recebendo mais uma prévia — ainda não é o Android 11 final:

  • OnePlus 8
  • OnePlus 8 Pro
  • Xiaomi Mi 10
  • Xiaomi Mi 10 Pro
  • Poco F2 Pro
  • Oppo Find X2
  • Oppo Find X2 Pro
  • Oppo Ace2
  • Oppo Reno3 4G
  • Oppo Reno3 Pro 4G
  • Realme X50 Pro

Com informações: Google, XDA Developers. Atualizado às 15h55.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

No aguardo para o OnePlus 7T

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

E nada de colocar espelhamento para a TV, e você conseguir utilizar o aparelho sem parar a transmissão

@wellerstz

finalmente teremos as bubbles, e na real, nunca entendi pq só o messenger tinha, é algo tão simples e eficiente, que todos o mensageiros deveriam ter.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Sem evento online e nem nada?? Ok, né…

@teh

só uma leve perfumaria… A época de grandes avanços e novos recursos acho que acabou…

Alex (@wuhkuh)

Já existe a bastante tempo, se chama Chromecast

Everton Dreher (@Dreher)

Sim, felizmente. Era horrível quando o Android era todo travado e você dependia de atualizações para corrigir isso ou ter recursos que ninguém entendia porquê ainda não existia no sistema.
Ainda bem que estamos em um nível que uma atualização de versão pode focar em melhorias pontuais.

Diogo Silva (@uzu)

Tecnoblog antes era tão prático, com imagens ou mais enfase para exemplificar cada funcionalidade ou coisas mais relevantes em uma noticia desse tipo, hoje em dia dá uma preguiça, só entro pelo costume.

@RODRIGO

O Android 11 não veio recheado de novidades! Fiquei desapontado! Estou errado???

Breno (@bbcbreno)

É difícil manter inovações conforme o sistema amadurece.

Nos primeiros anos dos sistemas móveis era um show de novidades, já que o sistema em si era cru e dependia de diversos apps externos pra ser bom.

Hoje a gente tem um excelente sistema (tanto Android quanto iOS) sem precisar instalar praticamente nenhum app.

Então sair uma novidade ou um grande avanço no sistema móvel é algo não acontecerá mais como já foi um dia e isto já era previsto.

Aquela época de ouro q vivemos até uns 5 anos, onde era uma delícia acompanhar os largos avanços do mundo mobile ficará em nossas memórias e só!

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

mas tem algum problema ter versões anuais? ao meu ver é sempre bom termos melhorias sendo feitas

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Só não atualizar e ta tudo certo

Breno (@bbcbreno)

Atualizei meu Pixel pro 11:

WhatsApp ainda n suporta o novo modelo de notificação, mas Telegram sim… Isto já era esperado

Banco Inter é o único app da minha lista que tá crashando.“Ok, ok, é um android novo, dá colher de chá”. Mas n devia ser assim, ainda mais pelo porte do app e diversos outros apps “menores” tão funcionando 100%.

@RODRIGO

Vixe… apenas disse que o Android 11 veio com poucas novidades! De qualquer jeito, preferia tê-lo porque, talvez, venha patches de correção e segurança, compreende?!

@RODRIGO

Desculpe-me, mas qual modelo Pixel que utiliza?

Exibir mais comentários