Início » Aplicativos e Software » Windows XP teve tema secreto com visual Mac, revela código vazado

Windows XP teve tema secreto com visual Mac, revela código vazado

Vazamento de código-fonte do Windows XP permitiu descoberta de tema secreto inspirado no visual Aqua, do Mac

Emerson Alecrim Por

Na época de auge do Windows XP, o passatempo preferido de muita gente era criar ou baixar temas para o sistema operacional. O que ninguém sabia é que a Microsoft desenvolveu um tema secreto para a plataforma que tinha visual claramente inspirado no Mac. O recente vazamento do código-fonte do Windows XP é que trouxe o segredo à tona.

Windows XP - tema Mac

O tema em questão tem codinome “Candy” e elementos visuais que remetem à interface Aqua, apresentada pela Apple em 2000. Esse design chamou muita atenção por trazer efeitos de sombra, transparência e profundidade que causavam sensação de fluidez em botões, barras e ícones, um conceito muito inovador para a época.

Com base no vazamento de código-fonte do Windows XP (problema que também afetou outros sistemas operacionais antigos da Microsoft, como o Windows Server 2003), o The Verge descobriu que, por alguma razão, a companhia decidiu criar um tema para o sistema operacional que conta com elementos encontrados na interface Aqua.

É visível que o tema não foi finalizado. Se por um lado ele traz barras e botões arredondados e com corpo 3D similares aos do Mac, por outro, mantém as janelas com o visual “quadradão” típico da interface do Windows, uma mistura de estilos que deixa o Windows XP com uma aparência muito estranha.

Windows XP - tema Mac

Liberar publicamente o tema Candy faria a Microsoft ser alvo de chacota. Provavelmente, é por isso que a companhia marcou o tema como “apenas para uso interno”. Tudo indica que o visual estilo Mac foi usado pelos desenvolvedores da Microsoft somente para que eles pudessem testar a capacidade do Windows XP de lidar com temas variados.

De fato, o Windows XP foi lançado com o tema Luna como padrão (tema marcado pelas barras em azul, botão Iniciar verde e o icônico papel de parede Bliss, que mostra um campo com gramado e céu azulado), mas uma notável capacidade de personalização de visual.

A Microsoft foi procurada pelo The Verge para comentar o misterioso tema, mas, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Eu também gostava bastante dos estilos Royale Noir e Embedded:

Aliás, saudades de quando a interface gráfica do Windows tinha cantos arredondados, essa ditadura de design flat e cantos retos do Windows 10 já cansou.

Paulo Maciel (@pymaciel)

Que legal eles terem pensado em algo assim, mas aquela interface do XP era fantástica. Tema icônico que até hoje está marcado na mente de muitos.

gsctt (@gsctt)

O design flat com cantos retos já tem data marcada pra morrer.
Só não sabemos se a Microsoft será consistente na transição, ou deixará os cantos retos viverem juntos com o design quadrado… na salada de estilos que se tornou o Windows 10.

Google it: “windows 201h1 rounded corners”

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Gostava da interface padrão do Windows XP, a Luna. Era a melhor das inúmeras interfaces gráficas que o Windows possuía.
Essa interface secreta no Windows XP me soa como uma interface precursora da interface Aero, usada no Windows Vista misturada com o tema escuro do Windows 10.

@ksio89

É vero, foi uma evolução enorme comparado ao estilo quadrado e cinza do Windows 9x (95/98/Me) e 2000. O design Aero do Windows Vista e 7 não fica muito atrás, era muito bonito e elegante.

@ksio89

Mas deu em alguma coisa? A notícia é de maio de 2019, acho que só testaram em algumas builds prévias do 201H1 mas até agora não vi ser implementada no de fato. Quer dizer, o máximo que vi foi no Edge Chromium, no caso as abas e a caixa de pesquisa da página inicial.

1920×1080 149 KB

@Fabiofs

No Xbox já está mudando:

1000×554 75.3 KB

gsctt (@gsctt)

É porque a Microsoft é lerda na transição mesmo… o novo Edge, por exemplo, é considerado publicamente como o precursor do que está por vir no design da empresa para o futuro do Windows.