AliExpress freta mais voos da China e anuncia devolução grátis no Brasil

AliExpress permite devolver produtos para endereço no Brasil; saiba como é a política de devolução na Wish e Gearbest

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AliExpress (Imagem: Divulgação)

O AliExpress passou a contratar três voos fretados por semana vindos da China para realizar entregas em 30 dias. Desde abril, a empresa de e-commerce operava dois voos semanais. Ela também anunciou que produtos indicados com “Free Return” têm devolução gratuita no Brasil: o cliente faz o envio para um endereço local.

Os voos são viabilizados pela empresa de logística Cainiao, que também pertence ao grupo Alibaba. A ideia é agilizar a entrega de produtos ao Brasil, inclusive em compras com itens de mais de um vendedor — neste caso, é possível reunir tudo em uma só encomenda com o AliExpress Direct.

Há alguns meses, o AliExpress reduziu o limite para obter frete grátis no Direct: a compra precisa atingir um mínimo de US$ 15, ou cerca de R$ 85; antes, era o dobro. O serviço está atualmente disponível para 10 milhões de itens na plataforma.

No ano passado, a Wish lançou o WishPost para realizar entregas vindas da China em um prazo de 25 a 45 dias. Enquanto isso, a Gearbest abriu um depósito no Brasil prometendo envios em até 5 dias.

AliExpress tem devolução grátis

O AliExpress também anunciou que clientes no Brasil podem fazer a devolução grátis de itens marcados como “Free Return” para um endereço local. Não há custo para o envio, e o prazo para reembolsar o dinheiro é de 15 dias após a encomenda ser recebida de volta. Você pode conferir mais detalhes neste link.

Para solicitar a devolução e esclarecer dúvidas sobre entrega e pagamentos, o usuário pode acessar a central de atendimento por chat com atendentes que falam português de forma nativa.

Como isso funciona em outras lojas? A Gearbest dá garantia de 7 dias para produtos que chegarem danificados: neste caso, “iremos reembolsar-lhe os custos de envio da devolução do artigo”, afirma a empresa. É necessário enviar uma foto ou vídeo da mercadoria para poder receber uma autorização de devolução (RMA).

Há também o direito de cancelamento em até 14 dias sem a necessidade de declarar um motivo; mas, neste caso, “o envio de volta para a Gearbest é pago pelo cliente” e os custos da logística não são reembolsados.

Por sua vez, a Wish oferece reembolso dentro de 30 dias a partir da data de entrega, mas nota que “não podemos cobrir os custos de frete de devolução de todos os pedidos”. A política de uso não deixa claro se isso é grátis no caso de itens defeituosos, danificados ou incorretos.

Receba mais sobre AliExpress na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados